Eugênio Benito Jr., professor do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Americana, lançou o livro “O Fio Invisível da Felicidade”, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi-São Paulo, em 16 de novembro.
O livro conta a história real dos Eliaschewitz, uma família polonesa judaica que mora hoje em São Paulo e cujos ancestrais vieram de Berlim, de onde saíram por causa da Segunda Guerra. Na época, um dos únicos países que acolhia refugiados da Europa em guerra era a Bolívia, para onde foi esse grupo. Quinze anos depois, saíram de lá para morar em São Paulo.
Além do autor, estavam presentes no evento Kátia Goldberg Lohn , uma das filhas da família Eliaschewitz e porta-voz da história, a professora Dr.ª Maria Luiza Tucci Carneiro, diretora do LEER (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação) da USP e livre-docente do departamento de História da USP, que fez parte da construção do prefácio do livro e outras pessoas que contribuíram para a constituição da obra.
“Por meio desse trabalho, entendi o que Tolstói dizia: “Se quiser ser internacional fale da sua aldeia.” O antídoto da banalidade do mal, a imprescindibilidade do bem, foi confeccionado pela Kátia, sua mãe e avó, que mostraram em cada palavra do livro como o bem é imprescindível”, disse o autor.
Comunicação e Marketing – UNISAL