Os professores, coordenadores e diretores do Colégio São Joaquim participaram na quinta-feira, 21 de janeiro, de um encontro com profissionais das escolas salesianas do Vale do Paraíba. O evento aconteceu no Instituto Santa Teresa (Fatea), em Lorena – SP.
O objetivo do encontro foi promover a integração entre as instituições de ensino, além de estimular os colabores a seguirem com alegria e fé neste novo ano letivo, para que assim transmitam aos alunos o propósito acolhedor e amoroso da educação salesiana.
O evento teve início com um café, seguido de uma oração e palestra com o tema “Avaliação de Desempenho Profissional e Institucional”, que mostrou ao público presente a importância da realização de pesquisas e avaliações junto aos pais e alunos para melhorar cada vez mais o ensino e o atendimento.
O professor do Ensino Médio, Fábio Guimarães, afirmou que o encontro trouxe ânimo e energia aos professores. “Toda essa formação que estamos recebendo é muito construtiva, pois é um gás para continuarmos com nossa missão de educar”. Além disso, ele ressaltou a importância do tema apresentado. “Todo o conteúdo trabalhado, que foi avaliação, é algo muito relevante que nos faz questionar até mesmo a maneira como estamos avaliando”.
Juciele Siqueira, professora do Ensino Fundamental, destacou a importância do evento para o intercâmbio de informações entre os docentes: “É um momento de renovar a rever a parte pedagógica, além de ser um importante encontro entre professores salesianos para trocar ideias”, disse Juciele.
Durante o encontro, os palestrantes ainda falaram sobre a importância de a escola aproximar-se ainda mais do jovem, que hoje é sempre conectado e familiarizado com o ambiente digital. E não são apenas os adolescentes que lidam com a tecnologia. A escola deve estar preparada, pois as crianças têm contato cada vez mais precoce com smartphones, tablets e computadores.
Por isso, os professores do Ensino Infantil também estão atentos a essas questões e aos novos desafios da educação. Segundo Juliana Midões, o encontro foi importante para suscitar questões pertinentes à educação. “Com certeza é possível aplicar o que vemos aqui independente da faixa etária, a educação infantil é a base de tudo e precisa dessa aplicabilidade específica”.
tarde, os colaboradores participaram de um trabalho em grupo, dirigido pelos coordenadores.
Stephanie Mariga