QUEM SOMOS ? 

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso, porque acreditamos que a nossa total dedicação aos jovens é o nosso melhor presente à humanidade.

Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, estamos presentes em mais de 130 países, e em todas as regiões do mundo.

No Brasil, estamos espalhados por todas as regiões geográficas e divididos em seis inspetorias: São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre e Recife. Seja na escola, na obra social, no ensino superior, nas paróquias ou com as diversas áreas de animação que formam a Pastoral Juvenil Salesiana, sempre estaremos ao lado dos jovens e com a Igreja. “Entre vocês me sinto bem”. 

A Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora foi fundada em 1883. A sua primeira sede foi no Colégio de Villa Colon, Motevidéu (Uruguai), passando em seguida para o Ginásio São Joaquim em Lorena-SP (1896) e, finalmente, para o Liceu Coração de Jesus-SP (1908), quando foi separada do Uruguai.

Possui 19 comunidades religiosas salesianas canonicamente erigidas que atuam no Estado de São Paulo. Os salesianos da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora estão presentes com obras sociais, escolas, instituições de ensino superior, paróquias e casas de formação nas cidades paulistas de Americana, Araraquara, Araras, Campinas, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guarujá, Lorena, Pindamonhangaba, Piracicaba, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

É uma das seis inspetorias que compõem a CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil). Com as Filhas de Maria Auxiliadora, forma a Rede Salesiana Brasil, atuando nas frentes de Escolas, Ação Social, Comunicação Social, Pastoral Juvenil e Ensino Superior. 

Da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, surgiram duas novas inspetorias: a Inspetoria Salesiana São João Bosco (com sede em Belo Horizonte-MG), fundada em 11 de dezembro de 1947, e a Inspetoria Salesiana São Pio X (com sede em Porto Alegre-RS), em 31 de janeiro de 1963.

“Educar-evangelizar os jovens, suas famílias e comunidades, vivendo o Sistema Preventivo de Dom Bosco”

  • Educar-evangelizar: na tradição salesiana, a educação visa a um modelo de ser humano plenamente realizado e inspirado no Evangelho (cf. CG 26,25);
  • Jovens: com Dom Bosco, reafirmamos a preferência pela “juventude pobre, abandonada, em perigo”, que tem maior necessidade de ser amada e evangelizada (cf. C. 26);
  • Famílias e comunidades: a nossa missão juntos aos jovens envolvem e impactam as suas famílias e comunidades;
  • Sistema Preventivo de Dom Bosco: trata-se de uma proposta original de educar-evangelizar integralmente, que se fundamenta na “razão, religião e amorevolezza”; é, sobretudo, um caminho espiritual que desperta as forças mais profundas da pessoa de modo que seja mais livre, cidadã participativa e cristã consciente (cf. CGE).

“Ser uma instituição dinâmica, respeitada e reconhecida como referência na educação-evangelização dos jovens.”

  • Espírito Salesiano: vivência da espiritualidade salesiana no seguimento a Jesus Cristo, na abertura ao Espírito, na fidelidade dinâmica ao carisma de Dom Bosco, na presença entre os jovens, no serviço prestado a eles e na comunhão fraterna;
  • Ética: compromisso com os valores autenticamente humanos e evangélicos, respeito à promoção da dignidade e dos direitos fundamentais da pessoa, abertura à diversidade e à pluralidade na construção da cidadania;
  • Competência: capacidade responsável de vivenciar significativamente a missão, com criatividade empreendedora e dinâmica participativa;

  • Solidariedade: atitude que se fundamenta no amor compassivo, terno e misericordioso pela juventude e se expressa por meio do trabalho com as famílias, do espírito missionário, da sensibilidade e compromisso com as urgências das realidades juvenis;
  • Trabalho em comum: dedicação generosa e incansável à missão, em comunhão com a Igreja local, fortalecendo as novas formas de articulação e gestão: organização em redes de ação, equipes e consolidação de parcerias;

  • Comunhão de vida: caracteriza-se pelo espírito de família, pelo esforço de fazer-se amar, pela abertura ao diálogo e à participação, pela disponibilidade e corresponsabilidade na prestação dos serviços.

Fontes: POI – Projeto Orgânico Inspetorial;  PEPSI – Planejamento Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial; A Obra Salesiana no Brasil no seu cinquentenário, 1883-1933 (Arquivo histórico da Inspetoria de São Paulo); Revista Salesianos – São Paulo, 1999.