Abrem-se quinta-feira, 19 de fevereiro, os trabalhos da Consultoria Mundial de Comunicação Social. Por quatro dias, até domingo, 22 de fevereiro, mais de 20 representantes entre salesianos, delegados, especialistas em Comunicação Social e em atividades nas várias realidades da animação salesiana, refletirão e debaterão sobre dois temas específicos: a Formação dos Salesianos à Comunicação Social; e a realidade e o futuro das editoras salesianas.
Conduzirá as atividades da Consultoria, no tradicional encontro bienal, o Pe. Filiberto González Plasencia, Conselheiro Geral para a Comunicação Social (CS), da Congregação.
A metodologia dos trabalhos prevê diferentes fases de confronto e intercâmbio, tanto em dois grupos específicos entregues a refletir sobre os dois temas em agenda quanto em grupo assemblear para permitir a partilha e a chegada a conclusões.
À disposição dos participantes, como instrumentos úteis de preparação, foram indicados vários recursos: sobre o primeiro tema, o novo ‘Sistema Salesiano de Comunicação Social’, na parte segunda, dedicada a aprofundar as “Orientações para a Formação dos Salesianos em Comunicação Social”; e o livro de Pina Ricceri, “Formação ao Alcance de um Click” (Paulinas, S. Paulo, Brasil, 2012). Quanto ao segundo assunto de interesse, remete-se diretamente aos “Atos do Conselho Geral”, n. 302 (O Pensamento de Dom Bosco como Programa da Editoria Salesiana) e n. 390 (Linhas de Orientação para a Editoria Salesiana).
Gian Francesco Romano