Nos dias 1 e 2 de junho, o Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo-SP, recebeu o Primeiro Ciclo de Desenvolvimento Institucional da Rede Salesiana Brasil – Social no Polo SP. O encontro reuniu coordenadores e gestores de obras sociais em torno do tema “Instrumentos para sustentabilidade das obras sociais SDB (Salesianos de Dom Bosco) e FMA (Filhas de Maria Auxiliadora) do Brasil”.
Oferecido pela Diretoria Executiva da RSB-Social e organizado pelos animadores do Polo SP, o encontro contou com 28 participantes e teve como objetivo introduzir aos gestores das obras sociais o uso da metodologia de Planejamento de Projetos Orientada a Objetivos (Zoop) como ferramenta de promoção da sustentabilidade carismática e financeira no âmbito local. Para assessorar o Ciclo, foi convidado Claudio Stacheira, doutorando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e Especialista em Gestão de Projetos pela Escola Politécnica da Universidade Católica de Brasília (UCB), professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG), instrutor da Escola de Governo do Estado de Goiás e consultor em desenvolvimento institucional, gestão social e gestão de projetos sociais.
O enfoque foi prático e participativo, sendo dedicado à instrumentalização dos participantes. Individualmente e em grupo, os gestores estudaram situações reais das obras sociais salesianas e também modelos hipotéticos propostos ao longo dos dois dias de atividades.
Maria Aparecida Pereira, coordenadora do Lar Juvenil Araraquarense Domingos Sávio, salientou a importância de diagnósticos corretos para cada situação: “Achei bastante interessante a proposta e o conteúdo deste Primeiro Ciclo que nos possibilita repensar nossas práticas metodológicas e nos instrumentaliza para a necessidade de um diagnóstico claro e preciso da situação problema a ser enfrentada”. Já Fernanda Cristina dos Santos, coordenadora de projetos da Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras, saiu do encontro com uma visão com uma visão otimista: “O encontro foi significativo e desafiador. Projeto é mais que texto escrito com base em técnicas e regras vazias… Pela primeira vez conheci uma ferramenta que poderá favorecer a construção de um projeto que seja porta voz de uma necessidade e de um sonho coletivo e impactante na vida da comunidade, do território”.
O Primeiro Ciclo de Desenvolvimento Institucional da Rede Salesiana Brasil – Social no Polo SP contou com a presença da Diretoria Executiva da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares de Lima e Ir. Silvia Silva, além dos animadores do Polo SP, Pe. Maurício Tadeu Miranda e Rosemeire Gomes.
Anderson Bueno com informações da RSB – Social