Desde o ano passado o canal de YouTube do Colégio Salesiano São José, o Salesiano Sorocaba, está bombando! O Brasil está em plena “transformação digital” e os dados são impressionantes. Somos mais de 110 milhões de brasileiros conectados a web e estamos entre os países onde os internautas gastam mais tempo online. Embora a televisão aberta seja ainda um importante veículo de mídia no Brasil, existe uma clara e forte tendência de migração para a web, especialmente entre os jovens. Somos o 3º país no mundo em número de usuários do Facebook, dos quais 80% acessam a rede social via dispositivos móveis, estamos na 2ª colocação mundial no consumo de vídeos do YouTube, segundo o livro Digital Minds, publicado pela editora Above em 2016.
Diante desse contexto a equipe de marketing do colégio trouxe a proposta de desenvolver conteúdos próprios para essa plataforma e convenceu os departamentos pedagógicos da escola de que poderia melhorar ainda mais a comunicação junto à comunidade educativa. Com a contratação de uma produtora e a participação de alunos, professores, pais e colaboradores, os vídeos começaram a ser produzidos.
Antes do primeiro lançamento havia apenas 52 inscritos no canal e os vídeos não obedeciam critérios de regularidade e qualidade. Com o passar do tempo e a edição de novos filmes, a base de inscritos começou a crescer e o feedback das pessoas se tornaram sempre positivos. Além disso, os alunos e toda comunidade sempre pedem para fazer parte das matérias, querem dar sua opinião sobre os assuntos e serem protagonistas em relação ao que está “rolando” na escola.
Temas como “aprendizagem colaborativa”, “pastoral escolar”, “treineiros”, dicas de estudo, podem despertar grande interesse ou não, mas quando tudo isso é apresentado na linguagem dos jovens, com a “cara” deles, as coisas se tornam mais interessantes. Contudo, mesmo com essa abordagem mais “descolada” os filmes não deixam de ter um caráter educativo e na maioria dos assuntos há uma fala de alguma personalidade que endossa e embasa a opinião da escola.
Conheça o “Educa Salê”, sugira pautas e quem sabe você poderá ser um repórter do nosso canal na próxima matéria.
Ivan Camargo – Marketing – Colégio Salesiano São José