Para os salesianos irmãos com menos de cinco anos de profissão perpétua e salesianos padres com menos de cinco anos de ordenação, faz parte do processo de formação permanente, a participação nos encontros de quinquênio.
Em geral, no Brasil, este encontro é organizado pela CNF (Comissão Nacional de Formação dos SDB) e realizado com religiosos salesianos das seis inspetorias. Devido às dificuldades causadas pela pandemia de COVID 19, em 2021, reuniram-se apenas os salesianos da Inspetoria de São Paulo.
Entre os dias 6 e 8 de outubro, os irmãos e padres estiveram em Nazaré Paulista, para partilhar a vida e o movimento da caminhada. Foi uma oportunidade para refletir sobre o tema: “Encontro de gerações na comunidade religiosa, um olhar apreciativo”.
O Padre Rubens Pedro, OMI – Oblato de Maria Imaculada, foi quem coordenou a discussão do tema no dia 7. Sua vasta experiência no campo da psicologia contribui para a formação de religiosos e religiosas em todo o Brasil, e em outros países. Já no dia 8, foi dedicado ao descanso e ao lazer.
O Padre Paulo Manoel, encarregado da CIF (Comissão Inspetorial de Formação) São Paulo, representou o Padre Inspetor no encontro.
“Nós, salesianos quinquenistas, agradecemos o apoio e incentivo do Padre Piccinini para a realização do nosso encontro, bem como a participação do Padre Rubens e do Padre Paulo. Igualmente, às comunidades das quais fazemos parte, nosso muito obrigado”, manifestou o Padre Eraclides Reis Pimenta, SDB, da Comunidade Salesiana de São Carlos.
Por: Padre Eraclides Reis Pimenta