A Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana se reuniu no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de março para a sua primeira reunião do ano. Estiveram presentes os seis delegados inspetoriais para a Pastoral Juvenil Salesiana, que representam as inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco, as nove coordenadoras inspetoras das Filhas de Maria Auxiliadora e os inspetores referentes para a Pastoral Juvenil Salesiana em âmbito nacional, Pe. Justo Ernesto Piccinini, inspetor de São Paulo, e a Ir. Maria Ivone Ranghetti, das Filhas de Maria Auxiliadora, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora, Região Sul.
A manhã do dia 24 foi dedicada à formação conjunta com os membros do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) sobre o tema do Sínodo Pan Amazônico, assessorado pelo salesiano Pe. Justino Sarmento Rezende, indígena da etnia dos Tuyuka, membro da comissão preparatória do Sínodo. A tarde teve como pauta a socialização e encaminhamentos do Conselho Nacional da AJS, concluindo com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Filiberto González Plasencia, conselheiro mundial para a Comunicação Social.
O dia 25 foi dedicado para refletir vários temas: encaminhamentos do Conselho Nacional da AJS, Planejamento Estratégico da PJS, Jornada Mundial da Juventude no Panamá, Fórum e Festa do Movimento Juvenil Salesiano no Panamá, Enarse, Planejamento Financeiro da PJS Nacional, Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e discernimento vocacional” e a reunião entre os delegados salesianos e as coordenadoras salesianas, em separado, concluindo com a celebração eucarística e o jantar.
O Dia 26 teve como pauta o planejamento da próxima reunião em setembro, a apresentando do projeto “IDE” da CNBB, a avaliação do encontro e a conclusão com a Eucaristia.
Pe. Roque Sibioni – Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora