Com o projeto Prevenção na medida: drogas, os Salesianos São Carlos e o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto foram um dos 10 vencedores do prêmio da Fundação Volkswagen deste ano. A premiação realizada em São Paulo no final de outubro reuniu as organizações finalistas, selecionadas entre os 707 projetos inscritos, de 22 estados brasileiros.
Em São Carlos, o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto é executado há 15 anos pelos Salesianos e tem como objetivo favorecer a superação da vivência infracional e vulnerabilidade conforme os artigos referentes à socioeducação, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da resolução 119/2006 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Plano Nacional de Atendimento, aplicando as medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida, sob orientação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.
Com o projeto Prevenção na medida: drogas, o programa visa contribuir para a diminuição do grau de vulnerabilidade dos adolescentes, potencializando fatores de proteção, minimizando fatores de risco e as consequências adversas do consumo de drogas, do ponto de vista da saúde e seus aspectos sociais e econômicos sem, necessariamente, reduzir esse consumo. A execução do projeto parte da criação do espaço Prevenção na medida (apoio Fundação Volkswagen), uma sala ambientada por meio de materiais de comunicação, cartazes, folders e livros educativos, sob a temática das drogas. O espaço contará com recursos multimídia de produção e reprodução de materiais de áudio e vídeo, informativos, artísticos e expressivos, como forma de disponibilizar opções interativas diversas, adequadas aos interesses dos adolescentes. Além disso, está contemplada a contratação de uma orientadora pedagógica com foco em redução de danos, pelo período de 8 meses, que assumirá o espaço Prevenção na medida e contribuirá à formação da equipe que conduzirá o trabalho após o encerramento do período do financiamento, em maio de 2016. O programa conta com a parceria junto ao Centro de Atendimentos Psicossocial (CAPS), o Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCAR e a Secretaria Municipal de Assistência Social, além de promover a participação voluntária durante a execução do projeto.
Uma das etapas de seleção no concurso Volkswagen na Comunidade, foi a elaboração de um breve vídeo explicativo sobre a proposta, que pode ser assistido a seguir:
André Kastein