“Dom Bosco vive!” A alegria que o Espaço Dom Luciano, em São Carlos, pode vivenciar ao longo desse mês de agosto com certeza agradaria em muito o Pai e Mestre da Juventude. Foi um itinerário bonito de eventos, formações, celebrações e, é claro, muita festa.
Animado pela equipe de educadores e a comunidade salesiana, o mês se iniciou com um ciclo de encontros sobre a Eucaristia, em preparação para a missa celebrada no dia 16. Ela, que contou também com a participação de pessoas do próprio bairro São Carlos VIII, foi presidida pelo Pe. Ivan Tomasetto, vice-diretor da presença salesiana na cidade. Tanto na período da manhã como à tarde pode-se contar com a animação de um coral composto pelas próprias crianças da obra social, que ensaiaram as músicas salesianas com grande empenho nas semanas anteriores. Durante a semana também tivemos o Bolo e as Gincanas de Dom Bosco.
Também o Oratório pode participar dessa bonita festa, realizando no último dia 27 de Agosto um campeonato de pingue pongue entre os meninos da comunidade. Foi um momento de muita alegria e confraternização, animando esse momento que, tanto no sábado como no domingo, chegou a atender cercade 50 jovens.
Para encerrar esse ciclo de celebrações, foi realizado o “Dom Bosco na Praça”, um evento que animou o bairro no dia 30, quarta-feira. Iniciando-se com uma passeata do Espaço Dom Luciano até a praça da comunidade, foi um “oratório em saída” que se desenvolveu com muita alegria, contando com a apresença dos grupos parceiros ENACTUS (de jovens universitários da UFSCAR) e dos Escoteiros do Brasil. Quem deu o Boa-Tarde e conduziu o momento inicial foi o Padre Tércio Rodrigo, SDB, que animou a criançada com seu rap salesiano.
Depois de tantas emoções e celebrações, fica aquela sensação de realização e de profunda alegria, por perceber a vivacidade do carisma salesiano ainda hoje nas realidades onde ele se localiza. Sim, Dom Bosco vive! E cada um que se entusiasmou com seu projeto ao longo desses anos é responsável por fazê-lo ser ainda hoje relevante em meio aos jovens, em especial os que mais precisam.
Matheus Lima