No dia 3 de abril aconteceu nas dependências do Colégio Salesiano Dom Bosco, unidade São Mário, em Piracicaba, mais um edição do projeto “Roda de Conversa” com os pais dessa unidade. O encontro desse mês teve como tema “Identificando e Prevenindo as Violências na Infância e Adolescência” e contou com a presença do profissional Nivaldo Guidolim de Lima Filho, que é um dos psicólogos que faz acompanhamento psicológico à criança e/ou adolescente vítima de violência no CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância.
Nivaldo explicou quais são os tipos de violências existentes e indicou algumas formas de identificar cada uma delas ressaltando que é importante se atentar a qualquer sinal de mudança de comportamento que a criança ou o adolescente possa apresentar, além disso, esclareceu que a exposição de materiais impróprios (vídeos, músicas) a crianças e adolescentes também é caracterizado como violência tendo em vista que é preciso respeitar a faixa etária do conteúdo, observando sempre o que será mostrado.
O profissional expôs a quantidade de atendimentos que o CRAMI realiza a crianças e adolescentes vitimas de violências, em especial a violência sexual, considerando que muitos casos ainda não são identificados.
Finalizando, Nivaldo passou os telefones disponíveis para a realização de denúncias explicando que, as denúncias podem ser identificadas ou anônimas e os responsáveis puderam esclarecer suas dúvidas de maneira clara e objetiva.
Carmen Bonachera – Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano Dom Bosco