Esta foi a convocatória colocada aos alunos do Ensino Fundamental II para celebrarmos o Dia Internacional da Luta da Mulher. O último 8 de março foi marcado pela aproximação entre História e Sociedade em uma proposta de releitura sobre a luta engendrada pelas mulheres em razão de seus direitos.
O trabalho começou pela atenção em atualizar esta discussão. Malala Yousafzai foi escolhida como personagem para apresentar e representar a luta das mulheres. Menina, mulher e estudante, Malala encantou a todos com sua trajetória e provocou novos olhares sobre a discussão. Esta jovem que, no dia 9 de outubro de 2012, sofreu um atentado contra seu direito de frequentar a escola, foi laureada com o prêmio Nobel da Paz em 2014, em reconhecimento por sua luta: de que todas as meninas tenham direito de frequentar e escola. Algumas de suas palavras foram: “As balas que eram para silenciar dispararam milhares de vozes” (Malala Yousafzai, Discurso na Organização das Nações Unidas, 2014).
Tomando contato com a realidade vivida por Malala, os alunos do 7º ano produziram frases de incentivo e apoio a sua causa. Os 6º anos representaram as mulheres que marcaram seu nome na história como defensoras das causas sociais, e as meninas dos 8º e 9º anos incorporaram a personagem para intervenções nos corredores. Todos, com um único objetivo, propagam que: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução” (Malala Yousafzai, Discurso na Organização das Nações Unidas, 2014).
“Foi muito importante pra mim poder conhecer alguém, mesmo que por meio das palavras, que se aproximasse das minhas opiniões enquanto pessoa”, disse Maísa Motta (7ºC). “Creio que Malala é a realização da coragem que todas nós, meninas, devemos ter”, acrescentou Eloá Gouveia Neves (7ºC). “Acredito que esta é uma discussão de vanguarda em que atualizamos as leituras sobre as lutas das mulheres e aproximamos a temática com nossos alunos”, avaliou Carlos Eduardo Cedran de Paiva (Professor de História).
#SejamosTodosMalala
Agradecimento especial a toda equipe do Ensino Fundamental II que desenvolveu a proposta.
Texto: Maico Diego Machado / Fotos: Comunicação e Marketing – ESSJ