“Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens. Entre estes meios, salientam-se aqueles que, por sua natureza, podem atingir e mover não só cada um dos homens, mas também as multidões e toda a sociedade humana, como a imprensa, o cinema, a rádio, a televisão e outros que, por isso mesmo, podem chamar-se, com toda razão, meios de comunicação social”. (Inter Mirifica, Vaticano II, introdução)
O objetivo do Sistema Salesiano de Comunicação Social é promover um ambiente comunicativo salesiano como comunhão de pessoas, obras, de projetos e de atividades, e implementar o desenvolvimento e a aplicação de recursos de comunicação para a educação e a evangelização dos jovens, especialmente os mais pobres, e em relação à sociedade. Não realiza somente isso, mas age em conjunto com os demais setores que são corresponsáveis pela missão salesiana. (…)
O termo comunicação refere-se a pessoas envolvidas numa relação interpessoal e de grupo, mas também a uma realidade social e cultural que inclui todos numa rede, através de uma não desprezível mediação de instrumentos e tecnologias. É intrínseco ao sentido da palavra comunicação o valor de reciprocidade, de participação, de dar e receber. Por isso, podemos dizer que todas as pessoas envolvidas no processo comunicativo são sujeitos da comunicação “social”.
A comunicação humana, verdadeira, eficaz, é um progresso de relações humanas que, além de transmitir com limpidez as mensagens, é capaz de gerar entre as pessoas:
• Compreensão
• Comunhão
• Solidariedade
• Participação
• Respeito
• Mútuo enriquecimento
• Aperfeiçoamento das relações humanas
• Convivência fraterna
O conteúdo da comunicação é o dom que Deus faz de si mesmo à humanidade em Jesus Cristo ressuscitado. A convicção mais importante dos salesianos a esse respeito é que eles são testemunhas do amor de Deus revelado em Cristo e que comunicam esse amor por meio dos diversos sinais, símbolos e da linguagem da comunicação.
A evangelização, a catequese e a educação não acontecem sem um processo comunicativo adequado e humano.
Os meios de comunicação são um dom de Deus e têm importância fundamental para educar e evangelizar no nosso tempo.
A comunicação é um amplo e significativo campo de ação que faz parte das prioridades apostólicas da missão salesiana.
O carisma salesiano contém um potencial inovador na área de comunicação.
O Sistema Preventivo de Dom Bosco sintetiza o estilo da comunicação salesiana.
Por isso, a política de comunicação da Congregação Salesiana se funda sobre critérios que caracterizam os diferentes setores da atividade salesiana. Esses critérios orientam as grandes opções e o estilo de ação nesse âmbito.
Sistema Salesiano de Comunicação Social. Pág. 23-28. Segunda Edição. Rede Salesiana Brasil. 2011.
Dimensão da Comunicação Social – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora: Pe. Edmilson Rodrigues de Moraes e responsáveis de Comunicação e Marketing
Contato: [email protected] – 11 3225-5800