Por meio do Relatório Social é possível encontrar a síntese do trabalho desenvolvido nas Obras Sociais administradas pela Inspetoria Salesiana de São Paulo. Este é um instrumento de transparência e prestação de contas de todo o trabalho realizado. Neste espaço, é possível apreciar as edições 2019, 2020 e 2021 do subsídio. 

Em 2021, o empenho das 17 obras sociais, localizadas em mais de nove cidades do Estado de São Paulo, nas regiões Paulista, Capital e Vale do Paraíba, propiciou o desenvolvimento de mais de 13 programas, projetos e serviços que impactam, principalmente, as políticas públicas de assistência social, educação e cultura.

Foram mais de três milhões de atendimentos, muitos deles realizados de forma remota (devido às medidas preventivas da Covid-19) e outras presenciais, tendo como beneficiários mais de vinte e cinco mil pessoas, dentre elas, crianças, adolescentes, jovens, adultos e suas famílias.

Nesse ano ainda tão marcado pelas restrições de circulação, a impossibilidade de atividades presenciais, as vulnerabilidades intensificadas para a população atingida pelo desemprego, dificuldade de moradia, insegurança alimentar, fome, instabilidade emocional, além de todo o processo de adoecimento e luto marcado pela covid, foram elementos presentes no cotidiano em cada localidade, e, também nas Obras Sociais da Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Se por um lado este foi um momento desafiador, por outro, resultou em um empenho ainda maior por parte de toda a Rede para enfrentá-lo. Mostrou, ainda, a capacidade de todas as Obras Sociais da Inspetoria de se reinventarem e se mobilizarem diante das dificuldades, de forma a proporcionar as adaptações necessárias ao projeto educativo, desenvolvendo as atividades remotas com apoio e supervisão dos educadores, um intenso processo de formação dos profissionais, apoiado pela Rede Salesiana Brasil de Ação Social, além de iniciativas locais.

Como poderá ser observado nos relatos de boas práticas, o trabalho social possibilitou a manutenção da esperança e de uma referência positiva em cenário tão adverso, representada pela vinculação entre os atendidos e suas famílias, com as equipes das Obras Sociais e toda a ação desenvolvida. Foram estabelecidas parcerias que ampliaram a capacidade de atendimento, e, diversificá-las de maneira remota, mas também, as presenciais com todos os cuidados sanitários necessários. Foi necessário o deslocamento dos educadores até a realidade das famílias, articulação junto a outras organizações da sociedade civil, por meio de mobilizações e campanhas. Como medida emergencial, foram doadas cestas básicas, kits de hortifrútis, kits de higiene, máscaras, kits de natal, entre outros; foi, ainda, prestado apoio às famílias através de vestuários e enxoval.

Preocupou-se, também, com a preparação para o retorno presencial de crianças e adolescentes e, segundo as orientações locais, as atividades foram retomadas com cuidado e primor, minimizando-se e evitando-se o risco de contaminação interna aos programas pela Covid-19. O retorno às atividades presenciais se deu de forma bastante diferenciada entre às três localizações das Obras Sociais, todos ocorridos no primeiro e no segundo semestre do ano. 

Há de se destacar que os serviços de acolhimento institucional presentes na Inspetoria (para pessoas adultas, para crianças e para adolescentes), devido à sua natureza, mantiveram-se em funcionamento integral, com cuidado sistemático sobre a prevenção e medidas diversas, de forma a se evitar o contágio pelo novo coronavírus e com a implementação de atividades que pudessem suprir as necessidades do isolamento social.

Em meio a esses cenários, os profissionais também foram vacinados, em parte como grupo prioritário pela atuação junto às políticas públicas de assistência social e educação, em parte pelo calendário vacinal estabelecido pelas autoridades de saúde, a depender das diretrizes de cada localidade.

O Sistema Preventivo Salesiano novamente passou por reinvenções e atualizações, com o cuidado, a força e a dedicação de cada colaborador no desempenho de sua função, gerando uma grande corrente para o bem, novas estratégias em cenário tão desafiador, e, ao mesmo tempo, de busca de garantia de direitos