Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental A e B do Dom Bosquinho (Cruzeiro-SP) desenvolveram no dia 7 de abril um novo jogo matemático: tabuleiro de tampinhas.
Em duplas, os alunos recebem duas cartelas, dois dados e algumas peças para cobrirem os tabuleiros. O primeiro jogador lança os dados, soma a quantidade tirada e coloca o mesmo número de peças sobre o tabuleiro, em seguida o outro jogador realiza o mesmo processo, vence quem preencher primeiro a cartela.
O objetivo desta atividade é promover a interação entre os alunos e o respeito à vez do próximo, além do desenvolvimento da lógica e cálculo mental na contagem e somatória dos números. Uma maneira lúdica de incentivar a aprendizagem.
A aluna Lis Puerta do 1º ano A, seis anos, parece ter se divertido: “Achei muito legal, eu gosto de jogos! Aprendi que tenho que contar os dois dados para ganhar mais pontos… Aprendi também que tenho que esperar meu amigo jogar e depois é a minha vez”.
Texto: Pedro Henrique Monteiro Whately Martins / Fotos: Fernanda Maria de Paiva e Juliana Aparecida Ramos da Silva