O ex-ministro da Justiça, Prof. Me. José Eduardo Cardozo esteve na terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, no Teatro Dom Bosco do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade São Paulo, Campus Santa Teresinha, debatendo sobre a crise da separação dos poderes no século XXI. A Aula Magna do Curso de Direito celebrou também o elevado número de Ex-Alunos do Curso de Direito aprovados recentemente no XX Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Entre os 400 participantes, estavam Alunos, Ex-Alunos, professores, diretoria do UNISAL, convidados e membros da diretoria e das comissões da OAB – 125.ª Subseção de Santana, que apoiou o evento.
A Aula Magna contou ainda com a participação do ex-secretário Nacional de Reforma do Poder Judiciário, Prof. Me. Flávio Crocce Caetano, que apresentou números retratando a morosidade e a evidente ineficiência do Poder Judiciário, que, segundo ele, apresenta um “congestionamento crônico”, sendo 95% das ações judiciais provenientes do próprio poder público, do setor financeiro – os bancos – e do setor de telefonia.
O professor e ex-ministro José Eduardo Cardozo abordou historicamente a origem do Estado e a tripartição dos poderes, ressaltando, no momento atual, a questão do protagonismo do Poder Judiciário, em relação aos poderes Executivo e Legislativo. Poder este, que apresenta problemas crônicos de funcionamento. “O Poder Judiciário controla os demais poderes, mas quem controla o controlador? Somente o próprio Poder Judiciário controla as decisões deste mesmo poder tornando o modelo insuficiente para a resolução dos anseios da sociedade”, afirmou.
Segundo o Prof. Me. Laércio Loureiro dos Santos, Coordenador do Curso de Direito, os palestrantes deram um choque de realidade no mundo acadêmico; os problemas sociais e a futura ruptura deste modelo de atuação do Estado foram debatidos. “É evidente a insuficiência deste modelo e o tema deve ser objeto dos debates acadêmicos”, ressaltou o coordenador.
José Eduardo Cardozo comunicou ainda que proferirá palestras idênticas em outras universidades, tais como as respeitadas universidades de Salamanca na Espanha e Harvard nos EUA. Desta forma, o UNISAL teve o privilégio de antecipar debates que ocorrerão nas melhores universidades do mundo. “Qualidade de ensino e visão de futuro marcaram essa terça-feira em que a missão profética de nosso Centro Universitário foi demonstrada ao público”, concluiu Laércio.
Comunicação e Marketing – UNISAL