Em 28 de setembro e 26 de outubro de 2016, aconteceu a Capacitação para Instituições Sociais promovida pelo Centro de Extensão Universitária e Ação Comunitária, pelo Curso de Administração e pela Empresa Júnior – EJAD do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena. A capacitação contou também com a participação da colaboradora Adriana Neves, do setor de Comunicação e Marketing do UNISAL.
No dicionário, as instituições sociais reúnem um conjunto de regras e procedimentos que são reconhecidos pela sociedade. Elas surgem para suprir diversas necessidades da sociedade, além de conseguirem concretizar a democracia por meio de seu poder normativo e coercitivo. Mas, na prática, reunir profissionalismo e voluntariado exige muita atenção dos envolvidos. Por isso, as duas edições tiveram grande presença de público. A formação gratuita reuniu, no total, oito instituições sem fins lucrativos e teve como palestrantes os ex-alunos Adriana Neves e o professor do curso de Administração do UNISAL, Marcos Corrêa. O objetivo do curso foi apresentar e esclarecer ações para reter voluntários, fortalecer a marca e captar recursos.
“No primeiro encontro apresentamos conteúdos relevantes sobre a capacitação e as estratégias para atingir o público, a força da marca e do marketing digital para impulsionar o trabalho. O segundo encontro foi uma espécie de feedback, no qual tiramos dúvidas de instituições sobre o conteúdo apresentado na capacitação inicial”, afirmou Adriana. Segundo Adriana, quando a Instituição se compromete com o cumprimento correto de regulamentos, gera captação de recursos e adesão de voluntários comprometidos com a missão da instituição.
No Brasil, há oito tipos de instituições sociais no Brasil. Acesse e saiba mais se sua instituição se encaixa nesse perfil. O Prof. Marcos avalia que, no cenário atual do país, sobra força de vontade e falta capacitação. “A maioria das instituições sociais é gerida por voluntários e amadores, não há formação para tal cargo”, diz o professor.
O cenário atual apontado pelo Professor Marcos, no qual a sociedade demanda projetos desse tipo, é preciso atrair e qualificar pessoas com vontade de fazer a diferença. Um dos exemplos é o Instituto Dialogare, da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte, que tem em seu quadro de representantes, inúmeros Ex-Alunos. “Em nome de toda a equipe do Instituto Dialogare gostaríamos de agradecer pelo momento de grande aprendizado que vivemos. Todos nós adoramos, achamos o curso excelente e o conteúdo abordado muito pertinente à realidade das instituições”, declarou Thayná Brasil. Já Andrea Lauerman, do Observatório de Juventudes, não só gostou do conteúdo, pois buscava ações práticas com pouco recurso, como busca novas informações por ter achado a carga horária insuficiente. “Adorei a informalidade e os exemplos. Sugiro apenas a troca de estratégias e exemplos de sucesso entre as instituições para um próximo encontro”, disse Andrea. “Na medida em que a gente ensina, também aprende muito. O curso ajudou conhecer as instituições da região e contribuir para que eles se relacionem mais com o público por meio das redes sociais”, afirmou Adriana.
A intenção é dar uma continuidade nesse projeto, com outros temas. A equipe prepara novas formações para o 1.º semestre de 2017, sobre os temas: “Gerenciamento financeiro” e “Financiamento coletivo”. Você tem uma instituição social? Quer saber mais sobre como capacitar sua equipe gratuitamente? Fale com Juliana Vieira, do Centro de Extensão do UNISAL, pelo e-mail [email protected].
Comunicação e Marketing – UNISAL