Frei Lukas veio conhecer as obras sociais e o estilo salesiano de educar
Uma caravana do bem visitou o UNISAL Lorena no dia 2 de março de 2016. O superior da Congregação dos Irmãos Pobres de São Francisco, Frei Lukas Jungennamen, veio conhecer de perto o trabalho realizado por quatro obras sociais franciscanas na região metropolitana do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo.
“Frei Lukas desembarcou no Brasil em fevereiro e irá passar o mês de março fazendo visitas enriquecedoras a esses lares”, destacou um dos Freis que o acompanhou no passeio, Acássio Geovanelli.
Ao chegar ao UNISAL, o Superior foi recepcionado pelo coordenador do curso de Filosofia, Prof. Mario Dias, e o assistente, Árison Lopes. Padre Mario Bonatti, assessor salesiano do UNISAL, também participou da conversa e do tour pela instituição. Frei Lukas é alemão e, por isso, a apresentação foi toda elaborada pelo Prof. de Engenharia do UNISAL, Fabiano Dias, no idioma de origem dele.
Frei Lukas conheceu a estrutura da instituição, os cursos, a forma como os salesianos atendem seus alunos carentes, por meio de uma conversa prazerosa. Em seguida, fez um passeio pela instituição, conheceu as três salas do Curso de Filosofia e participou da celebração na Capela São Joaquim, presidida pelo Docente no UNISAL e Coordenador da Pastoral Universitária, P. Ilmário Pinheiro.
Frei Lukas veio “escoltado” pelos futuros sacerdotes, Bruno Luis de Melo, Acássio Geovanelli, Gilberto Tres, e o vocacionado, Vésio Marcondes.
Eles são representantes do Lar São Judas Tadeu, uma das obras que Frei Lukas conheceu em sua passagem pelo Brasil. A visita canônica ao projeto social foi surpreendente. Ele pode conhecer de perto os trabalhos sociais e educacionais realizados com mais de 150 crianças carentes.
Ainda este ano, Frei Lukas irá visitar outras obras da Congregação dos Irmãos Pobres de São Francisco espalhadas pelos Estados Unidos e Alemanha.
O professor Fabiano Dias traduziu para o português a impressão que Frei Lukas teve da instituição. “Ele disse que gostou muito da nossa estrutura e iria relatar essa boa experiência na Alemanha”, concluiu Fabiano Dias.
Comunicação e Marketing – UNISAL