Entre os dias 16 e 22 de maio o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, sediará o Consórcio STHEM. O objetivo é capacitar 150 professores de 33 instituições de ensino superior será dada a cinco renomados profissionais do universo acadêmico.
A formação sobre Metodologias Ativas acontece em parceria o LASPAU, programa de desenvolvimento acadêmico e profissional afiliado à Universidade de Harvard com foco nas Américas. Entre as instituições participantes, estão UNISAL, UniÍtalo, ESPM, PUC Goiás e Paraná, UNESP Guaratinguetá, FATEA Lorena e UERJ, entre outras.
Segundo o Diretor Operacional do UNISAL, Unidade Lorena, Fábio Reis, a intenção é que professores capacitados expandam seus conhecimentos para universidades de todo o país. “Quando o professor é escolhido pela instituição para participar dessa formação, ele recebe a missão de repassar tudo o que aprendeu a outros educadores”, ressalta Fábio Reis.
A primeira formação capacitou 120 professores. Até 2016, a intenção é a de que mais de 1.000 tenham conhecimentos multiplicadores de aprendizagem ativa.
Além disso, ainda este ano, professores do UNISAL desenvolverão um programa de capacitação gratuita a educadores de escolas públicas.
Confira a programação
Na programação, haverá workshops com:
Anastassis Kozanitis, Consultor Pedagógico da Escola Politécnica de Montreal, Canadá. Ele irá falar sobre a aprendizagem ativa e a eficácia do método no ensino superior.
Bennet Goldberg, Diretor do STEM Iniciativas de Educação da Universidade de Boston, Estados Unidos. Ele irá demonstrar o resultado de um projeto criado pela instituição para receber professores de escolas públicas que trabalham com Metodologias Inovadoras.
Willian Bill Ellet é Professor Adjunto de Gestão da Comunicação da Escola de Negócios Internacionais de Brandeis, Estados Unidos. Também ministra curso online de Gestão da Comunicação oferecido pela Harvard Business Review. Ele irá falar sobre o método de Estudo de Caso.
Michael Sweet, ou Dr. Doce é docente em Ciências da Engenharia, da Universidade de Harvard, Estados Unidos, e Ph.D. em Psicologia Educacional pela Universidade norte- americana do Texas. Desenvolve uma pesquisa e trabalho em processos de aprendizagem em grupos de estudantes, com ênfase no trabalho coletivo e usa chamada TBL – Team Based Learning (tema da formação).
Anas Chalah, Diretor dos Laboratórios de Ensino de Graduação da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas (SEAS) e Professor de Ciências de Engenharia na Universidade de Harvard. Ele lidera a equipe de docentes apoio e parceiros com o corpo docente para criar um ambiente propício à prática em educação em engenharia.
Programação
16.05 – 14h30 às 17h30
Anastassis Kozanitis, Active-Learning Teaching Methodologies (Aprendizagem Ativa)
18.05- 9h às 17h
Anastassis Kozanitis , How College Students Learn (Como os estudantes aprendem)
19.05- 9h às 17h
Bennet Goldberg, The Flipped Classroom and Blended Learning(Sala de aula invertida)
20.05- 9h às 17h
Willian Bill Ellet, The Case Study Method(Método Estudo de Caso)
21.05- 9h às 17h
Michael Sweet, Team-Based Learning (Aprendizagem baseada em equipe)
22.05- 9h às 17h
Anas Chalah, Creating Effective Learning Environments( Professores- Avaliação e Aprendizagem)
Cobertura do evento
Os jornalistas terão livre acesso às salas de formação durante os seis dias de evento. A cobertura completa do evento estará disponível pelo site: www.sthembrasil.com.
Comunicação e Marketing – UNISAL