Evento traz o tema central: “Liderança que se faz em rede: fortalecendo a comunhão e a missão pedagógico-evangelizadora”
O XVII Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil – Escolas (ENARSE), integrado ao X Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL) foi realizado em Brasília, DF, de 14 a 16 de agosto. O evento contou com a presença de aproximadamente de 350 participantes, entre inspetores, animadores e gestores de polo, diretores das escolas salesianas, diretores da Rede Salesiana Brasil, além de coordenadores nacionais da Pastoral Juvenil.
Com o tema: “Liderança que se faz em rede: fortalecendo a comunhão e a missão pedagógico-evangelizadora”, o evento levou o conhecimento e o aprofundamento das tendências educacionais, oportunizando a formação continuada dos gestores e o fortalecimento do espírito de rede.
Ampliando conhecimento
O evento foi aberto com uma celebração eucarística com a presença dos presidentes da Rede Salesiana Brasil, inspetores referentes, representantes da Rede Escola Salesiana América (ESA), a diretoria da Rede Salesiana Brasil e a Diretoria Executiva da Rede Salesiana Brasil – Escolas.
Posteriormente, a irmã Maria Américo Rolim e o padre Orestes Fistarol, inspetor da Inspetoria São João Bosco, trouxeram o tema: “A liderança inspiradora de Dom Bosco e Madre Mazzarello: como eles enfrentariam os desafios educacionais atuais”. Depois, foi a vez da economista Patrícia Ullmann Palermo falar sobre “o cenário econômico brasileiro: entre certezas e incertezas, muitos desafios para a gestão escolar”.
Em seguida o pedagogo, escritor e mentor, Marcus Garcia, discorreu sobre o tema “Líderes inovadores: Mindset de crescimento e comunhão em rede”.
O primeiro dia do encontro foi encerrado com as palavras da irmã Márcia Koffermann sobre marca e fortalecimento da identidade e os novos uniformes da Rede Salesiana Brasil – Escolas.
Aprofundando conhecimento
No segundo dia do ENARSE, os participantes foram divididos em dois grupos, de acordo com a área de atuação dentro das unidades. O grupo um, formado por diretores, coordenadores pedagógicos assistiu a palestra de Danilo Jesus de Sousa sobre “A Liderança dos Gestores Educacionais: Competência que Transforma Relações”.
Depois o advogado e professor do Departamento de Direito da Universidade de Brasília, Frank Ned Santa Cruz de Oliveira, falou sobre governança, proteção de dados e segurança da informação para os ecônomos e administradores.
No período da tarde, Maria Ester Galvão de Carvalho, mestre em Educação, abordou o tema “A liderança dos diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos na implantação da BNCC, da reforma do ensino médio no cenário de inovação educacional”.
Em seguida, os ecônomos assistiram a mais uma palestra, desta vez sobre o tema: “Dez medidas imprescindíveis para melhorar a situação econômica e financeira das escolas brasileiras”, com Ronalado Nuzzi, autor do livro “As oito estratégias fundamentais para o sucesso de uma instituição de ensino”.
O dia foi encerrado com uma palestra sobre o tema: “Liderança e Planejamento Pastoral”, ministrada pela irmã Vania Ojeda e o padre José Ricardo Mole.
Encerramento
Já o último dia do encontro teve como ponto alto a apresentação do novo material pedagógico da editora Edebê e a premiação das 10 escolas que participaram do desafio NÁUTAS.
O ENARSE e o ENEL são encontros anuais promovidos pela RSB-Escolas no intuito de ampliar a visão de rede e fortalecer a missão educativa salesiana, considerando o contexto atual da educação e da economia brasileira.
Boletim Salesiano