Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana recebe retiro no mês de janeiro

01/02/2023
Autor desconhecido

Onze jovens, entre eles vocacionados, aspirantes e pré-noviços participaram do Retiro Valdocco no Complexo Liceu Coração de Jesus

A última semana de janeiro foi marcada pela presença de onze jovens no Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana (CEJUS). Preparada pelo Padre Rafael Galvão (Animador Vocacional), a semana começou com uma missa presidida pelo Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini, e contou com a participação dos familiares, além dos salesianos em formação Bruno Inácio, João Trinca e Irmão João Antônio. 

Durante o retiro, os jovens puderam vivenciar o testemunho de vários salesianos consagrados, além de formações, orações e visitas nas obras da Congregação. Dinâmicas e bate-papos, sobre temas da vida religiosa, também foram realizadas. 

A partir de 2023, o aspirantado acontecerá em uma nova modalidade. Os jovens realizarão voluntariado nas comunidades de Americana, Bom Retiro, Campinas, Piracicaba e São Carlos. Através dessa experiência, eles conseguirão aprofundar suas experiências e o próprio discernimento vocacional. 

História 

Menção às origens da Congregação Salesiana, o nome Valdocco refere-se ao oratório estabelecido na periferia de Turim, no bairro Valdocco, na Itália. O nome remete aos primeiros jovens oratorianos, inspirados no trabalho de São João Bosco, que decidiram doar suas vidas pela salvação da juventude. 

Texto e Imagens: João Trinca

Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Notícias
Notícias relacionadas
04/08/2025
Semana Missionária 2025 mobiliza mais de 1.300 participantes em todo o Estado
Com mais de três décadas de história, projeto reúne adolescentes, salesianos e famílias em ações pastorais, visitas e celebrações em comunidades durante o mês de julho.
22/08/2024
Instituição de Novos Leitores e Acólitos na Comunidade Salesiana Santo Tomás de Aquino
22/01/2025
Jovens Salesianos participam do Grupo Interinspetorial de Animação Missionária, em Itajaí-SC
Missionários visitaram 200 famílias e envolveram mais de 100 crianças em oratórios festivos. Ações celebraram ainda os 150 anos da 1ª Expedição Missionária da Congregação.