Campanha da Fraternidade é lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas 

22/02/2023
Autor desconhecido

A fome será abordada pela terceira vez, desde o início da campanha, no Brasil

Sob o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Campanha da Fraternidade 2023 traz, pela terceira vez, a fome como destaque na Igreja do Brasil.

Pela terceira vez a fome é tratada, pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade, no ano que precede o 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, em novembro de 2022. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

A proposta é despertar o espírito da caridade e do compromisso que devem estar presentes em todos que querem ser discípulos de Jesus. O tema com o lema, incentiva nossas comunidades a assumirem suas responsabilidades diante da situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus.

História  

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana e dos filhos de Deus.

Assumida pelas Igrejas, particularmente no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Entre os objetivos permanentes da campanha, estão: Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

Oração da Campanha da Fraternidade 2023

Pai de bondade, 

ao ver a multidão faminta,

 vosso Filho encheu-se de compaixão,

 abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes 

e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

 Confiantes na ação do Espírito Santo, 

vos pedimos: 

inspirai-nos o sonho de um mundo novo,

 de diálogo, justiça, igualdade e paz;

 ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,

 sem fome, pobreza, violência e guerra;

 livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

 Que Maria, nossa mãe, interceda por nós

 para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,

 sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

 Amém.

Informações e Imagens: CNBB

Notícias
Notícias relacionadas
20/06/2023
RSB participa do II Encontro de ONGD, Procuradorias, OPD e Setor Social
O evento, que ocorreu neste mês de junho, foi realizado através da plataforma Zoom
17/08/2024
Romaria da Família Salesiana Celebra 25 Anos no Santuário Nacional de Aparecida
Evento reúne milhares de fiéis nesse sábado
15/10/2025
Documentário celebra centenário da chegada de Padre Rodolfo Komorek ao Brasil
“Nos caminhos do Padre Santo” estreia em 1º de novembro de 2025, sábado, em São José dos Campos, celebrando os 100 anos de sua chegada ao Brasil como missionário salesiano e sua trajetória por vinte cinco anos em terras brasileiras, até sua morte em São José dos Campos.