ISJ: Instituto celebra 97 anos e prepara programação especial para o centenário

14/03/2023
Autor desconhecido

A data, celebrada no último dia 8, contou com a participação de uma mesa redonda composta por ex-alunos e professores

Na última quarta-feira (8), o Instituto São José celebrou os seus 97 anos. Promovida pela Equipe Pedagógica Pastoral , a comemoração contou com “Bom Dia” e “Boa Tarde” especiais para iniciar as comemorações do triênio. 

A comemoração começou, pela manhã, com a Missa Especial da Juventude , celebrada pelo Dom Antonio Carlos Altieri, Bispo Emérito. A celebração aconteceu, pela primeira vez, no “Pórtico do Zezão”, no famoso “Pé da Santa”, com a presença dos alunos, familiares, ex-alunos e a comunidade local. 

Ao longo do dia, os alunos da Educação Infantil, assim como os do Fundamental l, participaram das atividades comemorativas. Os alunos do Fundamental ll, assim como os do Ensino Médio, participaram de uma mesa-redonda com convidados especiais. Entre os participantes estavam a Irmã Gisele, Secretária Inspetorial e residente, por seis anos, do Instituto São José. A Márcia Hirata, ex-aluna do externato e ex-professora do Instituto, além do Professor Michael Jones, que também foi ex-aluno. 

Centenário 

Rumo ao centenário, o Instituto promoveu uma série de atividades que serão realizadas, pelos próximos anos, até 2026, quando será o centenário. 

O elemento deste ano foi a vela, significando a razão. No próximo ano, o elemento será a pomba, representando a espiritualidade, pela capacidade de alcançar voos e buscar as coisas do alto. Por fim, em 2025, os elementos serão o coração, o cordeiro e a estrela, representando o amor que acolhe e a presença de Maria Auxiliadora. As estrelas menores representarão as irmãs pioneiras, que foram chamadas a ser imagem e presença de Maria Auxiliadora junto aos estudantes. 

Dia Internacional da Mulher 

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto São José, através dos estudantes da AJS (Articulação da Juventude Salesiana),  também realizou uma homenagem às colaboradoras e educadoras, no Poço de Madre Mazzarello, pelo trabalho desenvolvido na escola.

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Informações e Imagens: Equipe ISJ  

Notícias
Notícias relacionadas
05/04/2023
Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas é realizado em Brasília 
O evento foi realizado no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB) e contou com a presença do Salesiano Inspetor de São Paulo, Padre Justo Ernesto Piccinini
16/05/2024
Encontro de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Serviço Social
Equipes da Inspetoria Salesiana de São Paulo se reúnem no Pio X
07/04/2025
Papa aos salesianos: apaixonados por Jesus, façam o bem nos 5 continentes
O Pontífice enviou uma mensagem aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana que termina no próximo sábado (12/04), em Turim, na Itália. Francisco encorajou a seguir os passos de Dom Bosco, para que continuem sendo 'apaixonados por Jesus Cristo', envolvidos pelo amor do Senhor e servindo aos outros sem guardar nada para si, e agradeceu "pelo bem que fazem em todo o mundo", com salesianos espalhados nos cinco continentes.