IDB: Educandos criam vídeo documental sobre discriminação e preconceito

06/04/2023
Autor desconhecido

O projeto surgiu após as rodas de conversas durante as aulas de Formação Humana

Desenvolvido ao longo do mês de março, o documentário “As Máscaras do Preconceito”, realizado pelos educandos do CCA PROVIM – Bom Retiro, surgiu após as rodas de conversa durante as aulas de Formação Humana, com a educadora Kadja S. de Jesus. 

A partir das suas próprias experiências, os educandos relataram, de várias maneiras, o preconceito e a discriminação. Durante o documentário, é perceptível, segundo a educadora, como essas situações atingem o emocional e o psicológico. 

“O tema é muito delicado, mas é muito gratificante ver os educandos em uma posição de

protagonismo ao expor suas vivências, além das dores e perceber que ainda assim, há uma forma de fazermos a diferença”, concluiu a educadora.

O espectador, João Pedro Brandão , destacou que o vídeo é relevante diante da sociedade que temos.  “Nós aprendemos várias coisas com o documentário. Aprendemos que todos devem ser respeitados e tratados de forma igual”, concluiu  ele. 

Documentário

Ao som de “Feeling Good”, de Nina Simone, os atendidos, com idade entre 6 e 14 anos, relataram o preconceito vivenciado no dia a dia. Entre os exemplos, está Laurent Caridad, de 10 anos, que relatou o medo de expressar os seus sentimentos devido ao tom de sua pele. 

“Não gosto de expressar os meus sentimentos. Ontem, um menino da minha escola quebrou um lápis marrom no meu rosto. Ele disse que não me deixaria em paz”, destacou ela. 

Entre as principais discriminações, sofridas e relatadas pelos educandos, estavam o racismo, a xenofobia e a gordofobia. O documentário está disponível através da plataforma: 

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Informações e Imagens: Instituto Dom Bosco

Notícias
Notícias relacionadas
13/03/2023
Acampabosco é realizado em Pindamonhangaba 
O projeto, organizado pela Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), contou com a participação de 140 jovens
01/07/2026
ENAS 2026 reflete sobre a cultura do cuidado e a garantia de direitos
Com o tema "Cuidado que humaniza, protagonismo que transforma", o encontro fortaleceu as capacidades dos educadores sociais diante dos desafios contemporâneos.
06/02/2026
Colégios Salesianos de Campinas iniciam 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]
Liceu Salesiano e Colégio Salesiano São José realizaram encontros formativos e estratégicos que reforçam a gestão participativa, a cultura avaliativa e a missão educativo-pastoral salesiana.