Dia de Espiritualidade da Família Salesiana 2023 é realizado no Centro Inspetorial

08/05/2023
Autor desconhecido

Ao longo do dia, os grupos participaram de momentos de formação, além do Terço Mariano e da tradicional queima de cartas a Nossa Senhora

“Quase tudo vem do quase nada, quase tudo do pouco vem. As grandes coisas se fazem tão pequenas. No reino de Deus é assim também” , cantou o delegado da Família Salesiana, Padre Luiz Gonzaga Piccoli, ao relembrar seu professor, Monsenhor Jonas Abib, falecido em 2022. 

O Dia de Espiritualidade da Família Salesiana, realizado no último sábado, 6, contou com a presença de 360 pessoas. Ao longo do dia, momentos de espiritualidade e partilha foram realizados. “Eu chamaria esse encontro de fenomenal. Depois da pandemia, em que tudo foi proibido, e, de certa maneira, ficamos encurralados,  esse encontro – que é o primeiro desde então – está sendo um ‘desafogo’ não do corpo, mas da alma. Queremos nos encontrar para recompor o sentido da nossa vida e da nossa vocação como Família Salesiana”, destacou Padre Piccoli. 

Para a Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker, responsável pela Família Salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o evento representa esperança e fermento para novas vocações. “  É com muita alegria que participo deste dia. Todos os grupos estão reunidos, nos fazendo sentir numa família grande, assim como no sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello”, concluiu. 

Durante o encontro, os grupos participaram do Terço Mariano e da tradicional queima de cartas a Nossa Senhora. Uma visita ao Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) também foi realizada pelo grupo. Ao final do dia, na Santa Missa, o Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini,  destacou dois ensinamentos de Dom Bosco.

“O primeiro ensinamento é que Dom Bosco gastou a vida pela salvação da juventude, não apenas no aspecto religioso, mas no resgate do jovem, a partir da situação que se encontrava, para promover uma vida melhor. Isso nos leva para o segundo ensinamento, a transformação. Ele transformou o coração do jovem, da família, da comunidade e da sociedade”, concluiu o Inspetor. 

Ao final da missa, padre Piccinini deixou um recado de amor e dedicação. Segundo ele, se assumirmos o coração e a metodologia de Dom Bosco, com dedicação e trabalho, promoveremos em nossas comunidades a transformação. 

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Imagens: Giuliano Celms – Comunicação Social ISSP 

Notícias
Notícias relacionadas
26/02/2025
Primeiro Encontro de Pedagogia Salesiana para Educadores Novos é realizado em Cruzeiro
Reunião aconteceu no Colégio INSA Oratório e proporcionou o aprofundamento da proposta educativa salesiana.
15/10/2025
Documentário celebra centenário da chegada de Padre Rodolfo Komorek ao Brasil
“Nos caminhos do Padre Santo” estreia em 1º de novembro de 2025, sábado, em São José dos Campos, celebrando os 100 anos de sua chegada ao Brasil como missionário salesiano e sua trajetória por vinte cinco anos em terras brasileiras, até sua morte em São José dos Campos.
23/11/2023
Dom Hilário Moser comemorou 35 anos de ordenação Episcopal
Com o lema "Iuxta Matrem" (Junto à Mãe de Jesus), sua jornada religiosa tem sido marcada por um profundo compromisso com os ensinamentos e valores cristãos.