Criação da Comissão de Memória Institucional Salesiana: Preservando o Legado da Inspetoria de São Paulo

03/10/2023
Autor desconhecido

Conselho Inspetorial aprova iniciativa fundamental para registrar e transmitir a rica história e valores salesianos da instituição

Na última segunda-feira, 2, o coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil, Marcos Lima, juntamente com a Analista de Documentação do Arquivo Inspetorial, Claudia Trindade, apresentaram ao Conselho da Inspetoria de São Paulo a proposta para a criação da Comissão de Memória Institucional Salesiana da Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Durante a apresentação, foram destacadas a relevância de registrar e compartilhar as histórias, as realizações, os valores que moldaram a instituição ao longo dos anos e os benefícios que a instituição poderá alcançar com a gestão da sua documentação e acervo histórico.

A Inspetoria Salesiana de São Paulo possui uma história rica e inspiradora, repleta de conquistas significativas e do espírito salesiano que tem sido a força motriz de nosso trabalho. A criação da Comissão de Memória Institucional Salesiana será fundamental para preservar e transmitir essa herança valiosa às gerações futuras.

Após as considerações, o Conselho Inspetorial Salesiano chegou a uma decisão unânime e aprovou a criação da Comissão, entendendo não ser apenas necessária mas sim primordial para o futuro dos trabalhos da instituição.

O próximo passo consistirá na implantação de metodologias para o processo da gestão e mapeamento dos acervos arquivístico, museológico e bibliográficos existentes nas diversas casas salesianas do Estado de São Paulo.

Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Texto e Imagens: Marcos Lima – MOSB

Notícias
Notícias relacionadas
29/02/2024
Diretores e gestores das obras sociais se reúnem em São Paulo
O objetivo da reunião foi alinhar as demandas e projetos que serão realizados ao longo de 2024
24/06/2025
Encontro da ADMA Vale Reúne Cerca de 100 participantes no Santuário Dom Bosco
O Encontro da ADMA Vale reuniu cerca de 100 participantes em Lorena para uma tarde de espiritualidade, formação salesiana e devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.
03/06/2023
Noviços de Jaboatão dos Guararapes participam do NOVINTER
O evento, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil, teve como objetivo a promoção da fraternidade