Assembleia Inspetorial Ordinária discutiu formação e futuro das presenças salesianas em São Paulo

26/09/2024
Autor desconhecido

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2024, o Instituto Teológico Pio XI, localizado no bairro do Alto da Lapa, em São Paulo, sediou a Assembleia Inspetorial Ordinária, um evento que reuniu diretores, ecônomos e salesianos das Comunidades Religiosas da Inspetoria para discutir questões sobre a formação e o futuro de algumas presenças salesianas. Convocada pelo Inspetor e com caráter consultivo, a reunião teve como um dos focos principais a avaliação das experiências formativas no Aspirantado/Pré-noviciado de São Carlos (SP) e o futuro da presença de Araras (SP). A programação contou com a presença do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, que abriu o evento com a conferência “Por uma cultura formativa: resgate e inovação”, abordando estratégias para fortalecer a formação inicial e permanente dos religiosos.

Os objetivos da assembleia incluíram o fortalecimento de uma cultura formativa inspirada nos fundamentos da vida consagrada, que valorizasse a comunidade como agente principal da formação e buscasse soluções para enfrentar a escassez vocacional que desafia a vida religiosa. A assembleia procurou encontrar caminhos para ajudar a garantir a fidelidade ao carisma de São João Bosco e a eficácia dos processos formativos.

As contribuições dos salesianos foram compilados em um relatório que ajudarão a orientar as decisões do Inspetor e de seu Conselho. A Assembleia Inspetorial Ordinária se apresentou, assim, como um espaço de reflexão estratégica e discernimento comunitário, promovendo o desenvolvimento integral dos salesianos e o alinhamento das atividades pastorais e formativas com os desafios e necessidades da realidade atual.

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
04/06/2025
Missa marca os 75 anos da Missão Salesiana em Piracicaba
Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres reflete as memórias e o legado de muitos que contribuíram com a presença salesiana na cidade.
26/04/2023
Opinião: “Quanto mais nos isolamos, mais nos enfraquecemos e damos força ao medo”, destaca Inspetor após série de ataques em escolas
A partir desta quarta-feira, 26, você acompanhará a opinião dos Salesianos sobre os principais assuntos da atualidade. E, para abrir os trabalhos, será a vez do Inspetor Salesiano, Padre Justo Ernesto Piccinini, falando sobre o atual desafio da educação no país
22/05/2023
UNISAL recebe visita do Conselheiro Geral da Pastoral Juvenil Salesiana
Entre os dias 18 e 25 de maio, o religioso visita a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora