IDB marca presença na exposição “Sesc Mesa Brasil – 30 anos”

14/11/2024
Autor desconhecido

Programa é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina e referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Instituto Dom Bosco é parceiro da iniciativa desde 2008.

No dia 4 de novembro, o Instituto Dom Bosco, parceiro do projeto “Sesc Mesa Brasil” desde 2008, participou do pré-lançamento, para entidades convidadas, da exposição “Sesc Mesa Brasil – 30 Anos”, no Sesc do Carmo. A mostra, que marca três décadas da iniciativa promovida pelo Sesc, em São Paulo, está disponível para visitação do público de 5 de novembro a 13 de dezembro, na unidade Sesc do Carmo, na região da Sé, no centro da cidade. O objetivo do evento é expor e contar a história desses 30 anos de história do projeto, com reproduções de documentos e fotos do acervo.

A colaboradora Pâmela Fernanda, que atua na administração do IDB e dedica-se aos trâmites necessários para a parceria, representou o Instituto na solenidade de pré-lançamento. O Mesa Brasil contempla não somente doações de alimentos ao IDB, mas também formações em diversas oficinas. Nesse pré-evento no Sesc Carmo, onde o programa iniciou suas atividades em 1994, ainda com o nome “Mesa São Paulo”, foram apresentados às entidades alguns dos registros feitos especialmente para a celebração, com fotos extremamente significativas, dispostas em um espaço maravilhoso e com fácil circulação. 

Participaram do encontro Sheila Travain, nutricionista e mestranda em Ciências da Saúde pela USP, que atua como coordenadora do Sesc Mesa Brasil na unidade, além da participação das fotógrafas e arquitetas responsáveis por todo planejamento da exposição. Em seguida, os convidados foram direcionados para o restaurante localizado no térreo da unidade, para participar da Oficina de Culinária, com Regina Tchelly – empreendedora social, nordestina e fundadora do projeto “Favela Orgânica”, uma iniciativa pioneira, que teve origem nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. 

“Aprendemos e experimentamos algumas comidas feitas com o aproveitamento integral dos alimentos, com um lindo brinde com champagne ou suco de tangerina com manjericão. É sempre um prazer estar com o pessoal do SESC e do Mesa Brasil, um programa tão rico e tão importante, que faz a diferença em diversas instituições e atendidos. Sempre precisamos agradecer iniciativas como essas que cuidam de pessoas. Tive a oportunidade de representar a nossa instituição nesse evento tão importante e aproveito para agradecer toda a equipe do Mesa Brasil por todo esse tempo de parceria. Afinal, são mais de 8 anos de uma parceria de sucesso. Agradeço também à Regina Tchelly, por compartilhar um pouco de seu conhecimento conosco, com uma história linda e inspiradora”, concluiu Pâmela. 

Convite para todos
A exposição “Sesc Mesa Brasil – 30 anos” ocorre do dia 5 de novembro a 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, no Sesc Carmo – Rua do Carmo, 147, sala 1 – 1º andar.

O que é o Mesa Brasil Sesc?
É a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua ao lado de empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo. O programa de segurança alimentar e nutricional atende diariamente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas. Além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil Sesc promove ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social. Saiba mais em www.sesc.com.br/mesabrasil.

Clique aqui para ver todas as fotos 

Texto e fotos: Marketing | Instituto Dom Bosco

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
15/02/2023
CCA Provim – Bom Retiro participa de oficinas circenses no 13º aniversário da Biblioteca de São Paulo
Malabarismos, intervenções ilusionistas e o espetáculo “duelo de talentos” foram desenvolvidos durante a festa
22/08/2023
Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista
Na Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi Diretor do Instituto Teológico Pio XI entre 1968 e 1970, Conselheiro Inspetorial entre os anos de 1968 e 1972, e Vice-Inspetor de 1973 a 1976. Além disso, Dom Fernando foi Inspetor Salesiano durante o sexênio de 1976 e 1980. 
24/04/2023
Comissão Nacional da PJS realiza encontro em Brasília