Após “Caminho com Dom Bosco” e “Retiro Valdocco”, jovens salesianos iniciam Aspirantado e Pré-Noviciado

05/02/2025
Texto: Eduardo Freire, com informações de João Henrique | São Carlos - SP
Fotos: Divulgação | São Carlos - SP

Intensa experiência pastoral e comunitária amplia a importância da oração, do primado de Deus e da vida fraterna

No último sábado, dia 1º de fevereiro, foi celebrada a Missa de Abertura das Fases do Aspirantado e Pré-Noviciado, em São Carlos – SP. Presidida pelo Padre Alexandre Luis de Oliveira, Inspetor Salesiano de São Paulo, a missa contou ainda com a presença do Padre Mauricio Tadeu de Miranda, vice-inspetor, e os demais Salesianos da Comunidade: Padres William de Lima, José Adão, Manoel Pinto, Wagner de Medeiros, Alzimar Farias, e o tirocinante João Henrique. 

Neste ano, quatro aspirantes iniciaram a caminhada vocacional: Vinicius B., de Sorocaba; Vinicius R., de Lorena; Vitor e Pedro, de Campinas; e cinco Pré-Noviços dão continuidade à formação salesiana: Jonathan, de Mauá; Alex, de Barueri; Wendel, de Araras; Benedito, de Sorocaba e Gabriel, de Guarujá.

Os jovens, imersos numa intensa experiência pastoral e comunitária, com orações, trabalhos e estudos, conhecerão melhor a vida de São João Bosco, o carisma e a Congregação Salesiana, em vista de um discernimento vocacional. Na Missa, Padre Mauricio Miranda reforçou a importância dos salesianos serem “homens de Deus”, seguindo o exemplo de Dom Bosco.

Trajetória:Caminho com Dom Bosco e Retiro Valdocco”

Entre os dias 20 e 24 de janeiro deste ano, parte desses jovens já haviam participado do “Caminho com Dom Bosco”, que também aconteceu em São Carlos – SP, como parte da caminhada vocacional, com experiências de espiritualidade, fraternidade, jogos e passeios. Nessa atividade, os jovens foram acompanhados por alguns salesianos em formação e pelo Padre Tiago, encarregado pela animação vocacional da Inspetoria. 

Após a finalização do “Caminho”, foi a vez de darem início ao “Retiro Valdocco”, entre os dias 26 e 28 de janeiro, que faz referência à “Casa Mãe” – primeiro oratório salesiano, situada na cidade de Turim, na Itália. O retiro envolve ainda os jovens que, ao longo do ano, participaram do Itinerário “Evangelho e Vida”, realizado uma vez ao mês no Centro Inspetorial, e promove encontros vocacionais e o discernimento espiritual desses jovens. Após a entrega dos pedidos para ingressarem no Aspirantado, os aprovados são selecionados e dão início a experiência da vida espiritual salesiana, marcada pela celebração da Missa de Abertura das Fases do Aspirantado, e que inclui o Pré-Noviciado.

Notícias
Notícias relacionadas
08/04/2026
Alunos e professores do UNISAL são homenageados no 29º Prêmio CREA-SP de Formação Profissional
Premiação destaca o desempenho acadêmico e o compromisso profissional de estudantes e professores do UNISAL.
13/02/2026
Dom Bosco de Itaquera leva fé e cultura afro-brasileira para avenida
Escola de Samba será uma das protagonistas do domingo de Carnaval, ao desfilar como a 7ª escola da noite pelo Grupo de Acesso I, levando para a avenida uma apresentação que une cultura afro-brasileira, fé popular e compromisso social.
23/11/2023
Dom Hilário Moser comemorou 35 anos de ordenação Episcopal
Com o lema "Iuxta Matrem" (Junto à Mãe de Jesus), sua jornada religiosa tem sido marcada por um profundo compromisso com os ensinamentos e valores cristãos.