Projeto “Biblioteca Móvel” fortalece a leitura em Obras Salesianas de SP

14/02/2025
Texto: com informações da coordenação de Ação Social Salesiana
Fotos: Divulgação - Projeto "Biblioteca Móvel"

Em parceria com a Inspetoria Salesiana de São Paulo, iniciativa já percorreu diversas obras sociais, fortalecendo o hábito da leitura e proporcionando experiências enriquecedoras.

Após o projeto “Biblioteca Móvel” passar de forma esporádica, em 2023, por nossas Obras Sociais no Vale do Paraíba, a equipe da biblioteca itinerante entrou em contato, por sugestão da gestão local da obra social de Pindamonhangaba, com a Coordenação de Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo. 

Desde então, o Projeto Biblioteca Móvel, uma iniciativa do Centro Novo Horizonte de São Paulo, tem levado acesso à cultura e ao conhecimento para milhares de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, presentes nos territórios de atuação da nossa ação social. Em parceria com a Inspetoria Salesiana de São Paulo, o projeto já percorreu diversas obras, fortalecendo o hábito da leitura e proporcionando experiências enriquecedoras.

Sobre o Projeto

A Biblioteca Móvel é uma van estilizada, transformada em um espaço literário e que transporta um acervo de 245 livros físicos e 14 audiolivros, distribuídos em 37 títulos diferentes. O projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, e conta com o apoio de diversos parceiros que abraçaram a causa. Ao final da passagem da Biblioteca Móvel, cada uma das 7 obras sociais visitadas receberá 37 títulos para compor sua própria biblioteca.

O projeto oferece atividades adaptadas ao público e a cada faixa etária, incluindo:

  • Rodas de leitura e discussão em grupo;
  • Atividades pedagógicas e lúdicas;
  • Encontros com autores, tradutores de braile e psicólogos.

E já passou por diversas obras sociais salesianas, alcançando um público significativo:

  • 02 a 06/09: Araraquara – Lar Domingos Sávio (450 atendimentos);
  • 09 a 13/09: Lorena – Obra Social São Luís (580 atendimentos);
  • 23 a 27/09: São Paulo – Instituto Dom Bosco (2.020 atendimentos);
  • 07 a 11/10: Campinas – Obra Social São João Bosco (2.100 atendimentos);
  • 02 a 06/12: Americana (400 atendimentos);
  • 25 a 27/12: Pindamonhangaba – Associação dos Salesianos Cooperadores – Projeto Jataí (260 atendimentos);
  • 28 e 29/12: Pindamonhangaba – Centro Social Salesiano (160 atendimentos).

Estratégia e Foco

Nesta nova edição, todas as atividades estão 100% focadas na leitura e na utilização dos livros disponíveis no acervo da van. Na edição anterior, temas como bullying e meio ambiente também foram abordados, gerando grande interesse. Em São Paulo e Campinas, por exemplo, o projeto adaptou-se para atender todas as unidades das obras sociais, garantindo que todos os educandos fossem contemplados. Em 2025, já há visitas programadas para Campos do Jordão – Obra Social Santa Clara, no mês de março.

Impacto e Importância

A Biblioteca Móvel não só promove o acesso à leitura, mas também estimula a imaginação, o pensamento crítico e o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes. Para as obras sociais salesianas, o projeto representa uma oportunidade única de enriquecer suas atividades pedagógicas e fortalecer o vínculo com a comunidade estando alinhada com nossa missão e valores diante da educação transformadora.

A parceria entre o Centro Novo Horizonte e a Inspetoria Salesiana de São Paulo demonstra o poder da colaboração para transformar vidas por meio da educação e da cultura.

Notícias
Notícias relacionadas
16/05/2024
Maria, mãe de humildade e de amor
Novena em preparação para a festa de Maria Auxiliadora - 16 de maio
29/01/2025
Comunidade salesiana celebra a Primeira Profissão Religiosa de cinco jovens consagrados à missão de Dom Bosco
Momento de profundo significado marca o início de uma nova fase na vida dos neoprofessos.
29/05/2023
Encontro Regional de Educadores Sociais é realizado em Campinas 
O evento reuniu os profissionais das cinco obras sociais que compõem a Região Paulista