Jovens Vocacionados participam de Encontro do Itinerário Evangelho & Vida

11/03/2025
Texto: com informações enviadas por Wellington Alderlei, SDB
Fotos: Wellington Alderlei, SDB e Willbertty Silva, SDB

Grupo se reuniu para um primeiro momento de espiritualidade no ano, reforçando laços de amizade e de fraternidade.

Nos dias 8 e 9 de março, doze jovens de várias casas salesianas participaram do 1º Encontro do Itinerário Evangelho & Vida, um fim de semana dedicado à formação, espiritualidade e vivência do carisma salesiano. O encontro foi pensado àqueles que discernem uma possível vocação religiosa ou desejam conhecer mais sobre o estilo de vida de Dom Bosco.

Uma Jornada de Fé e Vocação

O encontro começou com a acolhida dos participantes e a oração inicial na Capela Inspetorial. Em seguida, aconteceu a primeira conferência, que apresentou reflexões fundamentais sobre o chamado vocacional e o seguimento de Cristo à luz do carisma salesiano.

Os jovens foram até a Paróquia Santa Luzia no Jardim Nordeste, onde viveram uma experiência no oratório festivo, interagindo com crianças e adolescentes. Padre Marco (Pároco) apresentou a paróquia e partilhou sobre a beleza de ser salesiano, enquanto o Padre Tércio (assessor de pastoral) fez o “Boa Tarde”, apresentando os vocacionados à comunidade local.

Ao retornarem ao CEJUS, os participantes se reuniram para um momento de espiritualidade com a Via-Sacra, além de convivência animada com a AJS Inspetorial, reforçando os laços de amizade e fraternidade.

Celebração e Compromisso com a Vocação

A segunda conferência trouxe novos elementos para o discernimento vocacional, preparando os jovens para o ponto alto do encontro: a Celebração Eucarística no Santuário SCJ.

Antes da despedida, houve um momento de avaliação e partilha das experiências vividas, fortalecendo ainda mais o compromisso com a vocação e o desejo de seguir os passos de Dom Bosco.

O 1º Encontro do Itinerário Evangelho & Vida foi um passo importante para os jovens vocacionados, pois proporcionou um ambiente de reflexão, espiritualidade e vivência comunitária. O caminho vocacional exige discernimento, entrega e alegria. Que cada jovem possa seguir confiante, com o coração aberto ao chamado de Deus e inspirado pelo sonho salesiano.

Notícias
Notícias relacionadas
22/03/2024
Instituto Dom Bosco comemora 105 anos no Bom Retiro
No dia 19 de março, o Instituto Dom Bosco Bom Retiro, completou 105 anos
23/06/2026
Visitas Extraordinárias do Conselheiro Geral para a América Cone Sul fortalecem a comunhão e a missão salesiana nas presenças da Inspetoria de São Paulo
Ao longo de sua passagem pelas comunidades salesianas do Estado de São Paulo, Padre Héctor Gabriel Romero promoveu encontros de escuta, animação carismática e acompanhamento pastoral junto a salesianos, leigos, jovens e membros da Família Salesiana.
07/04/2025
Papa aos salesianos: apaixonados por Jesus, façam o bem nos 5 continentes
O Pontífice enviou uma mensagem aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana que termina no próximo sábado (12/04), em Turim, na Itália. Francisco encorajou a seguir os passos de Dom Bosco, para que continuem sendo 'apaixonados por Jesus Cristo', envolvidos pelo amor do Senhor e servindo aos outros sem guardar nada para si, e agradeceu "pelo bem que fazem em todo o mundo", com salesianos espalhados nos cinco continentes.