No dia 28 de março de 2025, o CEDESP Tabor, localizado na Zona Leste de São Paulo, foi palco do 1º Encontro de Formação Unificada dos CEDESPs da Capital. O evento teve como objetivo promover a integração e o fortalecimento das ações conjuntas entre os profissionais que atuam nos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESPs), parceiros da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e demais convidados.
A programação começou com o credenciamento dos participantes, seguido por uma acolhida animada ao som da banda “The Power Band”, formada por funcionários e ex-educandos do CEDESP de Itaquera. Às 9h30, o Grupo de Trabalho (GT) CEDESP apresentou o histórico dos centros, destacando suas potencialidades, conquistas e desafios enfrentados no dia a dia.
Em seguida, a Secretária Municipal da SMADS, Eliana Gomes, ministrou uma palestra sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelos CEDESPs na promoção do desenvolvimento social e produtivo da cidade de São Paulo.

O encontro contou ainda com salas temáticas que abordaram questões pertinentes à atuação dos profissionais da assistência social, como “Cuidar do Cuidador” e “Empregabilidade e Profissões do Futuro”. Esses espaços foram marcados por reflexões e trocas sobre práticas inovadoras e estratégias de atuação no setor.
Durante o intervalo para o almoço, os participantes puderam aproveitar momentos de confraternização e descontração, com nova apresentação da banda “The Power Band”. No período da tarde, a programação seguiu com sessões de troca de experiências e avaliação coletiva, que permitiram compartilhar vivências e propor melhorias para o aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos nos CEDESPs.
A Inspetoria Salesiana também marcou presença com a participação ativa dos CEDESPs de Itaquera e Jardim Nordeste, com a participação de Cristiane Vitale, gestora de Itaquera, e Carlos Nambu, do CEDESP Bom Retiro, que integram a equipe de coordenação do GT e da comissão organizadora do evento.
O 1º Encontro de Formação Unificada dos CEDESPs da Capital reafirmou o compromisso dos profissionais da assistência social com a qualificação de suas práticas, sempre voltadas à promoção de um atendimento humanizado e eficiente às comunidades atendidas.