A Obra Social São Luís (SDB) e o CEMARI (FMA), como expressão viva da Família Salesiana, participaram de forma ativa e comprometida da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Lorena – SP, realizada com alegria e espírito de serviço na sede da Obra Social São Luís.
Alinhada ao calendário nacional e regional, a conferência foi um espaço de escuta, diálogo e proposições para o fortalecimento da política pública de assistência social e abordou os 20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), abrangendo serviços, programas, projetos e benefícios para a construção, proteção social e resistência, baseada em cinco eixos principais:
1. Universalização do SUAS: para garantir acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
2. Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: com inovação, gestão descentralizada e valorização dos profissionais;
3. Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: para promoção da proteção social, segurança de renda e inclusão;
4. Gestão democrática e comunicação transparente: com o fortalecimento e a participação social e controle social;
5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS: na busca por equilíbrio de recursos entre União, estados e municípios.

A união entre as presenças salesianas reforçou o compromisso conjunto com a promoção da dignidade humana, especialmente das crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.
A presença da Família Salesiana neste momento democrático reafirma sua missão evangelizadora e educativa, inspirada por Dom Bosco e Madre Mazzarello, contribuindo com esperança, experiência e amor ao próximo, para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.