No dia 16 de julho, o talento e a esperança tomaram conta do Centro Cultural de Araras, com a apresentação dos educandos do Oratório Dom Bosco, projeto social que atua na zona leste da cidade. O evento integrou a programação do 84º Fórum Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana e Macrorregião de Campinas, revelando o resultado das oficinas de música oferecidas aos jovens, que, desde janeiro deste ano, vêm aprendendo violão e fanfarra no espaço educativo.
Talento jovem
Sob aplausos, os jovens músicos executaram no violão a canção “Que País é Esse”, composição de Renato Russo — um clássico da banda Legião Urbana, e subiram ao palco com a banda para apresentar a canção “Jovem Esperança”, música autoral composta pelos musicistas especialmente para o FEST (Festival da Juventude Salesiana).
A fanfarra também emocionou o público ao demonstrar técnica e versatilidade, na execução de quatro canções: “Lovezinho”, do MC WK; “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga; e “Hedwig’s Theme”, composta por John Williams e que se tornou o tema dos filmes de Harry Potter.


Projeto transforma vidas
O Oratório Dom Bosco, mantido com apoio de parceiros e voluntários, desenvolve diversas atividades educativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes da zona leste da cidade de Araras, área que concentra comunidades com vulnerabilidade social. Para os educadores, a música tem sido um importante instrumento de transformação.
“É lindo ver o crescimento deles não só musicalmente, mas, também, em confiança, disciplina e autoestima. A música é uma forma de mostrar que eles podem sonhar alto e conquistar muitas coisas”, destacou um dos educadores da oficina.
A apresentação foi considerada um grande sucesso não apenas pelo talento exibido, mas pelo impacto positivo do projeto na vida dos jovens e de suas famílias. O Oratório Dom Bosco segue sendo um espaço de oportunidades e esperança para a juventude do município de Araras.