Convivência Vocacional reúne 27 jovens em São Carlos

17/09/2025
Texto: Eduardo Freire
Fotos: Divulgação ISSP

Encontro no Aspirantado e Pré-noviciado Salesiano integra o Itinerário Evangelho & Vida e proporciona experiência formativa de discernimento vocacional.

De 12 a 14 de setembro, o Aspirantado e Pré-noviciado Salesiano, em São Carlos, acolheu a Convivência Vocacional, que reuniu 27 jovens provenientes de diferentes casas salesianas e de outras realidades eclesiais, além dos próprios aspirantes, pré-noviços e interessados em conhecer mais de perto a vida salesiana.

O encontro, marcado pela oração, partilha e convivência fraterna, foi uma oportunidade especial para os participantes entrarem em contato com estas etapas formativas, discernindo os caminhos da vocação. Ao longo do fim de semana, os jovens puderam rezar juntos, participar do oratório, ouvir testemunhos de histórias vocacionais e tirar dúvidas sobre o ritmo e a rotina do processo formativo.

A programação contou ainda com momentos esportivos, dinâmicas e partilhas que favoreceram a integração e o aprofundamento do tema vocacional. O encerramento ocorreu no domingo, com um almoço festivo, seguido de atividades esportivas e recreativas.

A convivência vocacional integra o Itinerário Evangelho & Vida, que prevê ao longo do ano dez encontros vocacionais. O objetivo é ajudar os jovens em processo de discernimento a dar passos concretos, encaminhando-os para a próxima etapa de formação salesiana, caso desejem seguir nesse caminho. Os demais encontros do itinerário acontecem no Centro Inspetorial, no CEJUS, em São Paulo – SP.

A experiência vocacional vivida em São Carlos deixou em aberto a possibilidade de que alguns dos participantes possam futuramente ingressar como aspirantes salesianos.

E você, já pensou em ser Salesiano?

Notícias
Notícias relacionadas
03/06/2026
Diretor da Comunidade Santo Tomás de Aquino participa de Encontro Internacional de Diretores e Formadores da Formação Específica
Participação do Padre Paulo Manoel de Souza Profilo em encontro promovido pelo Dicastério para a Formação fortalece o diálogo internacional e a recepção das novas diretrizes para a formação salesiana.
25/11/2024
Em Brasília, Assembleias reúnem lideranças dos Salesianos do Brasil e das FMAs
Com a presença do Inspetor da ISSP, Padre Alexandre Luís de OLiveira, encontros avaliaram as ações realizadas e planejaram os próximos passos da Rede Salesiana Brasil em sua missão educativa e pastoral.
22/05/2025
MOSB participa da Exposição Virtual dos Museus Missionários Salesianos
Evento expõe, pela primeira vez, patrimônio cultural salesiano, em oportunidade para os museus contarem a sua própria história.