Entre os dias 22 e 23 de setembro, os delegados de comunicação das inspetorias salesianas participaram de atividades de espiritualidade, palestras e painéis de discussão pela Comissão de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB).
A reunião começou com uma oração comunitária, seguida de missa com a comunidade salesiana. Em seguida, o grupo teve a acolhida do Dicastério para a Comunicação Social da Congregação Salesiana por meio de uma chamada online, diretamente de Roma, com o representante para as Américas, padre Ricardo Campoli.
Reflexões e práticas compartilhadas
Padre Justino Sarmento Rezende, SDB, apresentou a palestra “Comunicação Salesiana e Ecologia Integral: desafios e oportunidades”, como reflexão de introdução aos trabalhos. Após a exposição, os integrantes do CONAC compartilharam boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nas inspetorias.
O segundo painel tratou da “Comunicação Pastoral” em paróquias e santuários salesianos, sob a coordenação do padre Francisco Lima, delegado para a comunicação da Inspetoria de Manaus.
Posteriormente, o delegado para as comunicações da Inspetoria de São Paulo, Pedro Barreto Elias, apresentou o painel sobre a “Campanha Vocacional Nacional”. Logo depois, o delegado inspetorial para a comunicação da Inspetoria de Belo Horizonte, Igor Gomes da Silva, conduziu uma reflexão sobre o “Marketing nas escolas” com ênfase em estratégias, investimentos e equipes.
No final da tarde, o Padre João Carlos orientou uma avaliação sobre o Encontro Nacional de Comunicação Salesiana, realizado em Aparecida, SP, de 6 a 9 de agosto, e apresentou um relatório das atividades realizadas a partir do encontro das rádios salesianas, realizado também em Aparecida, nos dias 9 e 10 de agosto.

Muticom 2025
Os delegados salesianos de comunicação representaram a Rede Salesiana Brasil, junto com os delegados inspetoriais de comunicação das quatro inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil, no 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado entre os dias 25 a 28 de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O encontro reuniu quase 400 comunicadores de todo o país, que teve como tema a “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”, ao propor a reflexão sobre o papel da comunicação como ferramenta de transformação social e seu compromisso com a Casa Comum.

O Muticom reúne agentes de pastoral, profissionais, estudantes e entusiastas da comunicação de todo o Brasil. Ele é um espaço privilegiado para a troca de experiências, aprendizado e reflexão sobre os desafios e as oportunidades no campo da comunicação social.
Durante o Mutirão, foram realizadas palestras, oficinas, painéis de debate e apresentações de trabalhos acadêmicos, experiências de comunicação popular, apresentações culturais e feiras e gastronomia local, cobrindo uma ampla gama de temas relevantes para o setor e expressões culturais.
A Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepac-CNBB) é a encarregada de promover os Mutirões Brasileiros de Comunicação, com a organização sendo realizada pela arquidiocese ou diocese que sedia o evento.