Congresso Provincial Eletivo 2025 define novo Conselho dos Salesianos Cooperadores de São Paulo

30/09/2025
Texto: com informações de Maria Cristina dos Santos
Fotos: Salesianos Cooperadores SP

Encontro reuniu representantes dos 20 Centros Locais da Província e marcou a eleição para o triênio 2025-2028, em clima de espiritualidade e discernimento.

Entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025, realizou-se o Congresso Provincial Eletivo da Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC), no Instituto Teológico Pio XI, na Lapa (São Paulo), com o objetivo de compor o novo Conselho Provincial para o triênio 2025-2028. O encontro foi precedido por um processo de discernimento nos 20 Centros Locais da Província de São Paulo, reforçando a importância do momento eletivo para a caminhada da Associação.

As atividades tiveram início na sexta-feira (26/09), com a Celebração Eucarística de abertura, presidida pelo Padre Luiz Gonzaga Piccoli, Delegado Provincial dos Salesianos Cooperadores. Estiveram presentes também o Irmão Amiranda, SDB, Delegado Inspetorial para a Família Salesiana, e o Padre Célio, Delegado, SDB, do CL Sagrada Família de São José dos Campos.

No sábado (27/09), a programação contou com a Lectio Divina, conduzida pelo SC Evânio Santinon, e a conferência do Padre Edson Donizetti Castilho, sobre o tema “Ancorados na Esperança: um sonho, uma promessa, o futuro da Associação”. Em seguida, a Coordenadora Provincial cessante, SC Maria Cristina dos Santos Pinto Bernardes, apresentou uma revisão sobre o processo eletivo, com base no Projeto de Vida Apostólica (PVA), no Diretório Provincial e no Regulamento do Congresso, este último aprovado pela Consulta Mundial dos SSCC. O dia foi concluído com a Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Padre Raimundo Nonato, delegado do CL Lapa.

No domingo (28/09), foi realizado o processo eletivo, conduzido em ambiente de oração e discernimento. Foram eleitos para o novo Conselho Provincial:

. Coordenação: Evânio Santinon – CL São Carlos
. Administração: Cíntia Vanessa Paulino – CL Araras
. Secretaria: Edgar Solano – CL São José dos Campos
. Formação: Rosebel Francisco – CL Cidade Alta, Piracicaba
. Comunicação: Leandro Roberto Ferreira de Souza – CL Escola Salesiana São José, Campinas
. Juventude: Rogério de Oliveira – CL Jardim Nordeste, São Paulo
. Família Salesiana: Francisca Maria da Silva Bandeira (Tiquinha) – CL Lapa, São Paulo

O Congresso foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Alexandre Luís de Oliveira, que expressou palavras de gratidão pelo serviço prestado pelo Conselho Provincial cessante e deu posse ao novo Conselho.

Em clima de alegria e compromisso, renovou-se a certeza da presença do Espírito Santo na caminhada da Associação. À gestão que se despede, fica o agradecimento por todo empenho; ao novo Conselho, a bênção e a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco para o triênio que se inicia.

Notícias
Notícias relacionadas
01/08/2025
Oratório Dom Bosco realiza Semana Formativa, com foco em Acolhida, Espiritualidade e Missão
Encontro marcou o início do segundo semestre com a integração de novos colaboradores, momentos de espiritualidade, formações e alinhamento institucional.
03/10/2024
Instituto Salesiano de Americana participa do FAMUN 2024
Alunos brilharam com suas conquistas e excelência em Fórum Acadêmico, inspirado no Modelo de Simulação das Nações Unidas.
27/11/2024
Diretores e Gestores das Obras Sociais realizam última reunião de planejamento de 2024
Encontro marcou ainda a reflexão sobre as ações para 2025, a apresentação de resultados e inovações, além da confraternização por um ano repleto de realizações.