Colégio Salesiano de Sorocaba se destaca em simulações da ONU

06/10/2025
Texto: com informações Colégio Salesiano Sorocaba
Fotos: Colégio Salesiano/Divulgação

Uma das alunas participou de eventos internacionais em universidades como Harvard e Yale, nos EUA. Escola utiliza Eletiva para preparar estudantes.

Colégio Salesiano vem ganhando destaque regional e internacional ao investir na formação cidadã e diplomática de seus alunos por meio de simulações da ONU. A escola utiliza a modalidade eletiva especialmente voltada para preparar os estudantes a participarem de eventos que simulam reuniões e debates da Organização das Nações Unidas, promovendo experiências imersivas e enriquecedoras.

Desde o início, os alunos participaram de diferentes níveis de simulação, dentro e fora da escola:

. Simulações internas realizadas no próprio colégio;
. Debates na Câmara Municipal de Sorocaba com estrutura diplomática realista;
. Participação em simulações organizadas por universidades de outras cidades;
. Experiência internacional com aluna representando o Brasil em eventos de Harvard e Yale (EUA).

“O engajamento dos alunos é impressionante. Eles se preparam, estudam, pesquisam e se envolvem como verdadeiros representantes diplomáticos. Isso transforma a maneira como eles aprendem e se relacionam com o mundo”, afirma a coordenadora pedagógica Adriana Lima.

Mais do que uma atividade extracurricular, a proposta é vista pela instituição como uma ferramenta pedagógica fundamental para o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como:

. Protagonismo e liderança juvenil.
. Pensamento crítico e argumentativo;
. Comunicação eficaz e empatia;
. Visão global e responsabilidade social;

A escola segue incentivando e apoiando a iniciativa, que, segundo a direção, reforça valores como liderança, responsabilidade social e visão global.

“Investir em projetos como esse é preparar nossos jovens para o futuro – um futuro no qual a capacidade de dialogar, entender o outro e propor soluções será essencial para os desafios do século XXI”, conclui a diretora pedagógica Daniela Fister.

Notícias
Notícias relacionadas
15/05/2024
Maria: modelo de santidade
Novena em preparação para a festa de Maria Auxiliadora - 15 de maio
26/03/2024
ENCONTRO DOS CONSELHOS DOS GRUPOS LOCAIS DA ADMA SÃO PAULO
Encontro dos Conselhos da ADMA em São Paulo: Reflexão, Espiritualidade e União para a Preparação do Congresso Internacional de Maria Auxiliadora
10/03/2023
Regiões do Vale do Paraíba, Paulista e Capital realizam Curso de Liderança Salesiana
O evento contou com a presença dos representantes do GAM, Oratório, Juventude Missionária, Pastoral Juvenil, entre outros