SDB e FMA celebram, em Turim, Missa de Envio da 156ª Expedição Missionária Salesiana

14/11/2025
Texto: com informações ANS e Setor de Missões
Fotos: ANS e Setor de Missões

Vinte e dois missionários receberam a cruz missionária, sendo sete FMA e quinze da SDB, na Basílica de Maria Auxiliadora

No dia 11 de novembro, foi celebrada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, a cerimônia de envio missionário dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), por ocasião do 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, em 1875.

Vinte e dois missionários receberam a cruz missionária, sendo sete FMA e 15 SDB. Entre os destinos deles estão: Bangladesh, Moçambique, Grécia, Tailândia e o Brasil, mais precisamente a Inspetoria de Manaus, que receberá Paolo Estefano Lenaz, da Inspetoria da Bolívia, e Francisco Miguel da Graça, da Visitadoria Rainha da Paz, Angola.

Eucaristia
A eucaristia foi presidida pelo Reitor-mor dos Salesianos, Padre Fabio Attard, e concelebrada por conselheiros gerais, missionários, inspetores e delegados inspetoriais para a Animação Missionária (DIAM). A Madre-geral das FMA, Irmã Chiara Cazzuola, participou da celebração, acompanhada por algumas conselheiras e Irmãs Salesianas.

Memória que se torna missão
No início da celebração, Padre Miguel Viviano, reitor da Basílica, recordou a tarde do dia 11 de novembro de 1875, quando Dom Bosco despediu-se dos primeiros dez missionários que partiam para a Argentina, refletindo se a partida daquele pequeno grupo não seria como uma semente, da qual nasceria uma grande árvore.

“Hoje, 150 anos depois, queremos agradecer, repensar e relançar”, afirmou o Padre Viviano. Agradecer pelos 10.700 missionários que, neste século e meio, levaram o carisma salesiano a 137 países; repensar a missão em contextos multirreligiosos e secularizados; relançar um zelo missionário renovado, próximo dos jovens pobres e daqueles que perderam o sentido da vida”.

Três chaves espirituais
Na homilia, inspirada no Evangelho de Lucas 17,7-10: “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”, Padre Fabio Attard relacionou aquele momento de 150 anos atrás com o mandato atual, oferecendo três chaves espirituais: Centralidade de Cristo; Fidelidade ao carisma; e Serviço aos pobres.

O envio missionário recordou o gesto de Dom Bosco, em 1875, e renovou o compromisso de levar o carisma salesiano aos jovens e aos povos em todo o mundo, com fidelidade, espírito de serviço e amor aos pobres. 

Reunião Mundial dos DIAM
De 9 a 15 de novembro, em Valdocco, Turim, ocorreu também a Reunião Mundial dos Delegados Inspetoriais de Animação Missionária (DIAM), com a presença de representantes de todas as regiões da Congregação. O encontro integrou também os missionários enviados na 156ª Expedição.

A programação incluiu encontros com o Reitor-mor e com o Conselheiro Geral para as Missões, Padre Jorge Crisafulli. Delegados e missionários partilharam experiências, refletiram sobre os desafios da missão salesiana nos diferentes contextos e celebraram juntos as vésperas e a Missa de Envio.

No dia 12 de novembro, SDB e FMA visitaram Gênova, onde foi inaugurada uma placa comemorativa dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária. Os participantes realizaram um momento de espiritualidade no porto da cidade e foram recebidos no colégio salesiano local, onde celebraram a Eucaristia. Na ocasião, o Reitor-mor e a Madre-geral inauguraram o novo Museu Missionário do Colégio Salesiano de Gênova.

Após a foto oficial do encontro, o grupo retornou a Turim, onde o Conselheiro Geral para as Missões dirigiu uma mensagem de agradecimento. Nos dias 13 e 14, os coordenadores regionais, entre eles o Padre Tiago Eliomar, responsável pela Região Cone Sul, participaram de reuniões específicas por região.

Notícias
Notícias relacionadas
12/08/2025
Juventude Salesiana marca presença em divertida “batalha da internet”
WPlace tornou-se palco das "pixels wars"(guerras de pixels), que vão desde bandeiras nacionais até personagens de videogames, memes e obras autorais, coletivas e complexas.
05/11/2024
Interações práticas marcaram a edição 2024 do Congresso de Educação Social, em Itaquera
Balanço mostra que, com quase 700 participantes nas atividades presenciais, modelo focado em um percurso formativo e em trilhas temáticas ampliou as vivências e trocas do evento.
30/01/2024
Novo Diretor na comunidade CRESCO América
Padre Cássio Rodrigo, SDB toma posse como novo diretor da CRESCO América no México