A Inspetoria Salesiana promoveu no dia 15 de novembro a tradicional Festa Inspetorial, que neste ano foi realizada no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas. O encontro reuniu salesianos, leigos, colaboradores e representantes das presenças da missão para celebrar importantes marcos institucionais e pessoais, promovendo um dia de convivência fraterna e ação de graças.
Entre abraços, reencontros e muita fraternidade, a programação teve início com acolhida e café da manhã, seguida da Celebração Eucarística, momento que incluiu a homenagem aos jubilandos. Posteriormente, os participantes se reuniram para um almoço festivo, ao expressar a comunhão e a alegria que caracterizam o carisma de Dom Bosco.

Neste ano, a Festa Inspetorial destacou dois grandes eixos comemorativos. O primeiro é o Jubileu das Presenças, que recordou a história e o legado de obras que marcaram gerações: Liceu Coração de Jesus (140 anos), Lorena (135 anos), Araras (130 anos) e Piracicaba (75 anos). São marcos que testemunham a continuidade da missão educativa e evangelizadora ao longo de décadas.
O segundo eixo celebrou os Jubileus de Vida, com gratidão pela trajetória de salesianos que completaram marcos significativos de existência: P. Trajano Mascarenhas Horta (90 anos), P. Milton Braga de Rezende (85 anos), P. José Antenor Velho (80 anos), P. Antonio Carlos Reami (75 anos) e P. Evaristo Higa (75 anos). Também foram lembrados aqueles que celebraram o Jubileu de Vida Presbiteral, como P. José Antenor Velho (50 anos), P. Osmar Hércules Padovan (25 anos) e P. Fernando Campane Vidal (25 anos); e os irmãos que comemoraram o Jubileu de Vida Religiosa, entre eles o Ir. Arcângelo Longo (75 anos), P. Marco Biaggi (50 anos), P. André Luiz Simões (25 anos) e P. Cássio Rodrigo de Oliveira (25 anos).












Inspirado pelas Constituições Salesianas, o evento reforçou o espírito comunitário que fundamenta a vocação de cada salesiano: “Deus nos chama a viver em comunidade… Formamos assim um só coração e uma só alma”. A festa é também um sinal da fidelidade de tantos irmãos à vocação e do contínuo processo formativo que acompanha toda a vida religiosa.
A Festa Inspetorial 2025 reafirmou, assim, a unidade da Inspetoria e a alegria da missão partilhada, celebrando a memória agradecida, o presente vivido em comunhão e o compromisso renovado com o futuro da obra de Dom Bosco.