Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade

03/12/2025
Texto: com informações da Ação Social
Fotos: Daniel Ricci

Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.

A Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no dia 2 de dezembro, terça-feira, o Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais, que marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas. 

O encontro teve início com um momento de acolhida e oração, recordando o tempo do Advento e convidando as obras sociais a colocarem a sua missão sob a proteção de “Jesus, Deus feito menino pobre”, enfoque espiritual que norteou todo o desenvolvimento do dia.

Na pauta estratégica, foram apresentados e discutidos o Calendário Inspetorial 2026; o Manual de Indicadores para subsidiar o Plano Orgânico Local (POL); e as principais Diretrizes e Projetos para 2026. O objetivo foi alinhar práticas, fortalecer processos e garantir a continuidade da missão educativa e evangelizadora da ISSP. Durante o almoço e a confraternização, os participantes refletiram ainda sobre os seus desejos e intenções para o próximo ano, favorecendo um ambiente de fraternidade e partilha.

Carisma e Presença
O momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Agnaldo e realizado na Cripta do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aprofundou a compreensão do papel do gestor salesiano. A reflexão destacou que o diretor é o primeiro animador do carisma na casa e que a missão salesiana exige presença, cuidado e discernimento. Cada decisão deve responder à pergunta: “Esta escolha aproxima ou afasta a obra do carisma salesiano?”. Como gesto simbólico, cada casa apresentou um objeto representando a sua obra, colocado diante do altar como sinal de compromisso e identidade.

O encontro foi encerrado com renovado entusiasmo pela missão e com a reafirmação da ISSP com o compromisso de uma gestão fiel ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, marcado pela caridade pastoral, competência, corresponsabilidade e dedicação aos jovens.

Notícias
Notícias relacionadas
07/10/2024
2º Encontro de Formação para Salesianos e Leigos 2024
Evento reuniu os Orientadores Educacionais das Escolas da Inspetoria Salesiana de São Paulo, em dias de convivência fraterna e reflexão.
30/09/2025
Congresso Provincial Eletivo 2025 define novo Conselho dos Salesianos Cooperadores de São Paulo
Encontro reuniu representantes dos 20 Centros Locais da Província e marcou a eleição para o triênio 2025-2028, em clima de espiritualidade e discernimento.
05/02/2025
Posse dos Novos Conselhos da ADMA Lorena marca celebração de fé e compromisso
Durante a celebração, membros da ADMA renovaram seu compromisso de inspirar suas atitudes na postura de Maria