Colégios Salesianos de Campinas iniciam 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

06/02/2026
Texto: com informações da Comunicação RSB
Fotos: Divulgação/RSB

Liceu Salesiano e Colégio Salesiano São José realizaram encontros formativos e estratégicos que reforçam a gestão participativa, a cultura avaliativa e a missão educativo-pastoral salesiana.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. Na sequência, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, foi a vez do Colégio Salesiano São José de Campinas iniciar a nova etapa do projeto, fortalecendo o mesmo percurso formativo e estratégico.

Os encontros foram conduzidos por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas das duas escolas ao longo dos dias de trabalho. A proposta do 2º ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, sempre alinhados à missão educativo-pastoral salesiana.

Durante os encontros, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, mantendo os estudantes como centro do projeto educativo.

Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa. Para ele:

“Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.”

O início do 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] nas duas unidades marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito dos Colégios Salesianos de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida.

Notícias
Notícias relacionadas
22/03/2024
Instituto Dom Bosco comemora 105 anos no Bom Retiro
No dia 19 de março, o Instituto Dom Bosco Bom Retiro, completou 105 anos
15/10/2025
Documentário celebra centenário da chegada de Padre Rodolfo Komorek ao Brasil
“Nos caminhos do Padre Santo” estreia em 1º de novembro de 2025, sábado, em São José dos Campos, celebrando os 100 anos de sua chegada ao Brasil como missionário salesiano e sua trajetória por vinte cinco anos em terras brasileiras, até sua morte em São José dos Campos.
07/04/2025
Papa aos salesianos: apaixonados por Jesus, façam o bem nos 5 continentes
O Pontífice enviou uma mensagem aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana que termina no próximo sábado (12/04), em Turim, na Itália. Francisco encorajou a seguir os passos de Dom Bosco, para que continuem sendo 'apaixonados por Jesus Cristo', envolvidos pelo amor do Senhor e servindo aos outros sem guardar nada para si, e agradeceu "pelo bem que fazem em todo o mundo", com salesianos espalhados nos cinco continentes.