Ano Formativo 2026 é iniciado nas Casas de Formação Salesianas de São Paulo

11/02/2026
Texto: Eduardo Freire
Fotos: Casas de Formação Salesianas SP

Comunidades acolhem novos vocacionados, marcando o início da caminhada rumo à vida religiosa salesiana.

O Ano Formativo de 2026 foi iniciado nas Casas de Formação Salesianas de São Paulo, recebendo novos grupos de jovens que sentiram o chamado de Deus e decidiram seguir o exemplo de Dom Bosco. Vivendo em comunidade, eles se dedicam à educação, à evangelização e ao serviço ao próximo, caminhando rumo à vida religiosa salesiana.

A caminhada salesiana passa por quatro grandes etapas formativas, cada uma com sua importância e especificidade na construção da vocação religiosa: Aspirantado e Pré-noviciado; Noviciado; Pós-Noviciado; e Teologado.

Cada abertura do Ano Formativo aconteceu em dias distintos, acompanhando a chegada das novas turmas e a composição das comunidades formativas. Todos esses jovens, cada um em sua etapa de formação, estão se preparando para, no futuro, serem salesianos irmãos ou salesianos presbíteros.

No dia 4 de fevereiro, teve início a experiência formativa do Curatorium do Pós-Noviciado, na cidade de Lorena – SP, que oferece um espaço para o compartilhamento de experiências e enfatiza o compromisso com o carisma salesiano.

No dia 5 de fevereiro, foi iniciada na Lapa, em São Paulo – SP, a etapa de formação específica aos candidatos ao Presbiterado. Neste ano, a comunidade religiosa contará apenas com os Diáconos, estudantes do 4º ano de Teologia, após a transferência da casa de formação para a cidade de Curitiba – PR, na Inspetoria Salesiana São Pio X.

No dia 7 de fevereiro, em São Carlos – SP, teve início as etapas do Aspirantado e do Pré-Noviciado. Vivendo em comunidade, eles se dedicam à educação, à evangelização e ao serviço ao próximo, caminhando rumo à vida religiosa salesiana. Juntaram-se ao grupo os aspirantes Gabriel e Victor, que realizaram as suas experiências, respectivamente, em Cruzeiro – SP e no Jardim Nordeste, São Paulo – SP.

E você? Já pensou em ser salesiano? A vida religiosa é um caminho longo, mas também um caminho de santidade e felicidade. Se você sente esse chamado, talvez seja o momento de dizer sim e dar o primeiro passo rumo a uma vida de entrega e amor ao próximo.

Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora intercedam sempre por toda a comunidade formativa.

Notícias
Notícias relacionadas
18/10/2025
FEST celebra jubileu de prata e reúne milhares de jovens na capital paulista
Festival da Juventude Salesiana completa 25 anos, em dia de confraternização, fé e protagonismo.
19/09/2026
CORRESPONDE realiza 3º encontro presencial com formação em storytelling, leitura da realidade e etapas do Trabalho de Conclusão de Curso
Jovens correspondentes das presenças salesianas da Inspetoria de São Paulo participaram de um dia de formação, reflexão e produção de conteúdo, dando início a mais uma etapa do programa.
20/03/2023
Centro Inspetorial recebe encontro da Pastoral Juvenil Salesiana
Ao todo, 50 pessoas participaram do encontro, entre eles assessores leigos e coordenadores salesianos de pastorais