Dom Bosco de Itaquera faz belo desfile técnico e se mantém no Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo

17/02/2026
Texto: Eduardo Freire, com informações da Liga SP
Fotos: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

Escola conquistou 269,1 pontos, há apenas três décimos da vice-campeã. Desfile expressou a identidade de uma agremiação que se fortalece como obra social salesiana, enraizada na missão educativa e evangelizadora de Dom Bosco.

A Dom Bosco de Itaquera conquistou o 6º lugar no desfile da noite do último domingo, dia 15 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, e permanecerá no Grupo de Acesso 1 do Carnaval 2026. Um excelente resultado em seu terceiro ano nesta fase do acesso.

Representando a Zona Leste da cidade, a Dom Bosco levou para a avenida o enredo “Mariama: Mãe de todas as raças, de todas as cores. Mãe de todos os cantos da Terra”, apresentando uma proposta que exaltou a diversidade, a ancestralidade e a união entre os povos, com um desfile marcado por organização, fantasias elaboradas e bateria constante.

Sobre o Desfile
A Dom Bosco de Itaquera foi a sétima escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 1 no domingo, com o enredo assinado pelo carnavalesco Fábio Gouveia, com destaque à comissão de frente e ao andamento seguro do samba.

Em uma noite disputada de desfiles, a Dom Bosco demonstrou força e apresentou a sua melhor plástica carnavalesca desde a sua chegada ao Grupo de Acesso 1.

1º Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira da Dom Bosco de Itaquera, Leonardo Henrique e Mariana Barbosa,
com fantasias representando a “Profecia da Libertação”, no enredo “Mariama, Mãe de todas as Raças”.

As oito agremiações do Grupo que desfilaram no Anhembi foram avaliadas nos seguintes quesitos: Evolução; Samba-Enredo; Bateria; Enredo; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Alegoria; Comissão de Frente; Harmonia e Fantasia.

O resultado desta terça-feira de carnaval definiu quais escolas subiram ao Grupo Especial (Acadêmicos do Tucuruvi foi a campeã, somando 269,9 pontos, e a Pérola Negra foi a vice-campeã, com 269,4 pontos) e quais foram rebaixadas (caíram para o Grupo de Acesso 2 a Nenê de Vila Matilde e a Camisa 12). A classificação também determinou quem participa do Desfile das Campeãs, marcado para o dia 21 de fevereiro, e que reúne as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial e as campeãs e vice-campeãs dos grupos de acesso.

Viva a nossa Escola de Samba Salesiana! Viva Dom Bosco! Até o Carnaval 2027!

Notícias
Notícias relacionadas
18/08/2023
Centro Inspetorial celebra 208º aniversário de Dom Bosco
A celebração foi destinada aos colaboradores que se reuniram para festejar o legado de São João Bosco e renovar o compromisso com a juventude
30/04/2024
Jovens Salesianos se capacitam em Curso de Liderança (CdL) em Piracicaba
07/02/2023
Centro Inspetorial recebe Encontro de Coordenadores de Coroinhas e Cerimoniários
Realizada no último sábado, a reunião levantou debates sobre missões e vocações