Encontro de Tirocinantes reforça formação integral e identidade salesiana

18/03/2026
Texto: com informações do setor de Formação
Foto: Divulgação/ISSP

Em primeira reunião no ano, encontro promoveu espiritualidade, partilha fraterna e aprofundamento acadêmico-pastoral na etapa do tirocínio.

Entre os dias 15 e 17 de março, o Centro Inspetorial, nos Campos Elíseos, em São Paulo – SP, sediou o primeiro Encontro de Tirocinantes de 2026. Sob a coordenação do Delegado para a Formação, Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, o evento teve como propósito central o aprofundamento da vivência espiritual, a partilha fraterna e o estudo acadêmico-pastoral. 

A etapa do tirocínio, na formação salesiana, é considerada uma “fase de confronto vital e intenso com a ação salesiana, numa experiência educativo-pastoral” (C 115). A programação do encontro contou com a presença do Inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira, que presidiu a Celebração Eucarística no dia 16, seguida de um momento de diálogo com os participantes. O cronograma incluiu blocos de formação voltados à área de Comunicação, o estudo da Ratio e momentos de espiritualidade pessoal e comunitária, encerrando a programação, no dia 17, com a avaliação coletiva. 

Para fortalecer os laços entre os membros, foram reservados espaços informais de convivência, que reforçaram a identidade necessária para essa fase formativa de grande dedicação ao carisma de Dom Bosco.

Notícias
Notícias relacionadas
08/03/2023
Encontro de Diretores Salesianos é realizado em Campos do Jordão
A reunião foi realizada na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão
08/07/2026
Imagem Peregrina de N. Sr.ª Aparecida percorre Centros Locais dos Salesianos Cooperadores e é preparada para a Romaria Salesiana
Peregrinação entra em sua etapa final e imagem seguirá para Guarujá e Bom Retiro, antes de ser entregue aos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco durante a Romaria Salesiana, em agosto.
13/04/2026
Jornada Missionária reúne jovens dos GAM e fortalece a vivência e o carisma salesianos
Encontro promoveu formação, espiritualidade e convivência entre cerca de 80 participantes, no Sítio Santa Teresinha, em SP.