Dia de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

29/04/2026
Texto: Eduardo Freire, com informações P. Cássio Rodrigo de Oliveira
Fotos: Camilly Souza

Encontro promoveu momentos de oração, de partilha e de animação sobre a missão salesiana.

No dia 25 de abril, em Campos Elíseos, São Paulo – SP, cerca de 300 pessoas estiveram presentes para a realização do Dia de Espiritualidade da Família Salesiana.

As atividades do encontro foram iniciadas no Santuário Coração de Jesus, com a Celebração Eucarística presidida pelo inspetor, P. Alexandre Luís de Oliveira, e concelebrada pelos padres Ademar Pereira de Souza e Cássio Rodrigo de Oliveira.

Em seguida, no Teatro Grande Otelo, no complexo do Liceu Coração de Jesus, P. Cássio Rodrigo de Oliveira falou sobre o tema: “Um sonho que abraça o mundo: 150 anos da Primeira Expedição e a Identidade Missionária da Família Salesiana”. Na parte da tarde, os participantes visitaram o Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), seguida de momentos de animação e de espiritualidade, como a recitação do terço e a adoração ao Santíssimo.

De acordo com as Constituições Salesianas, “de Dom Bosco origina-se vasto movimento de pessoas que, de várias maneiras, trabalham para a salvação da juventude” (artigo 5). A Família Salesiana, na Congregação, tem 32 grupos reconhecidos oficialmente. Além dos Salesianos de Dom Bosco, existem outros grupos, tais como as Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores, os Ex-alunos, a Associação de Maria Auxiliadora, a Canção Nova, as Voluntárias de Dom Bosco, os Voluntários com Dom Bosco, a Associação das Damas Salesianas e as Irmãs da Caridade de Jesus.

Ao final do encontro, todos receberam a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, encerrando o Dia de Espiritualidade com corações renovados e espírito fortalecido para a missão. 

Notícias
Notícias relacionadas
02/03/2026
Visitas Pastorais aos Conselhos Locais da AJS têm início em Cruzeiro – SP
Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil iniciou a agenda de encontros, marcada por escuta, partilha e renovação do compromisso missionário.
07/06/2023
Colégio Salesiano Dom Bosco participa da Feira Ambiental Municipal de Americana 
Durante o evento, o colégio foi vencedor em três categorias no Concurso Sociocultural “Meio Ambiente Equilibrado”
03/12/2025
Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade
Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.