Curso de Direito do UNISAL Lorena lança e-book com produção científica de alunos e professores

21/08/2026
Texto: com informações UNISAL Lorena
Fotos: UNISAL Lorena

Publicação reúne mais de 100 estudantes e docentes em uma obra que evidencia a produção científica e o compromisso com a formação jurídica.

O curso de Direito do UNISAL Lorena, campus São Joaquim, celebra a publicação do e-book “Produção Acadêmica Discente: Direito, Filosofia e Sociedade”, uma obra que reúne dezessete artigos científicos produzidos em parceria entre estudantes do 3º semestre dos períodos matutino e noturno e seus professores orientadores, realizada no final de julho, no dia 30.

A publicação é resultado de uma iniciativa desenvolvida em conjunto pela Coordenação do Curso de Direito e pela Gerência da Unidade de Lorena-SP, refletindo o compromisso institucional com a formação acadêmica, a pesquisa científica e a construção coletiva do conhecimento.

Os capítulos abordam temas relevantes e atuais do cenário jurídico contemporâneo, como sistema penitenciário, dignidade da pessoa humana, presunção de inocência, feminicídio, apatridia, imigração, nacionalidade, planejamento sucessório e regulação das redes sociais. A obra combina rigor doutrinário, análise jurisprudencial e diálogo interdisciplinar com a Filosofia e a Sociologia, oferecendo ao leitor uma visão plural sobre os desafios enfrentados pelo Direito na sociedade atual.

O e-book foi organizado pelos professores Antonio Sávio da Silva Pinto, Bruno Prisinzano Pereira Creado, Suillan Miguez Gonzalez Boaventura e Zeima da Costa Satim Mori. Entre os autores estão Diego Amaro de Almeida, Frederico Cardoso Sodero Toledo, Luis Fernando Rabelo Chacon, Luiza Helena Lellis Andrade de Sá Sodero Toledo, Luzia de Fátima Ragazini, Marcilene Rodrigues Pereira Bueno, Milena Zampieri Sellmann, Suhel Sarhan Júnior e Thiago Gomes Luiz de Paula, além da participação de mais de 100 estudantes do curso de graduação em Direito do UNISAL Lorena.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Bruno Prisinzano Pereira Creado, a iniciativa nasceu a partir de um desafio institucional voltado ao fortalecimento da produção científica docente: “No início do semestre passado, nosso Reitor lançou aos coordenadores o desafio de fomentar, por meio dos Projetos Integradores, a produção científica dos professores. Recebi com entusiasmo essa proposta e a levei para discussão no nosso Núcleo Docente Estruturante (NDE). A partir dela, sugeri a ideia de aproveitar o Projeto Integrador da Matriz 2025, no qual os alunos elaboram artigos científicos, para organizar uma obra coletiva em formato de e-book em coautoria de professores e alunos”, relata.

Segundo o coordenador, os professores Antonio Sávio da Silva Pinto, Suillan Miguez Gonzalez Boaventura e Zeima da Costa Satim Mori acolheram prontamente a proposta e contribuíram para a estruturação do projeto: “O professor Antonio, inclusive, realizou um curso sobre a produção e publicação gratuita de e-books na Amazon, conhecimento que foi fundamental para a concretização do projeto”, destaca.

A obra já está publicada e disponível ao público, contando com ISBN nº 978-65-02-25933-7, consolidando o resultado de um intenso trabalho de pesquisa, orientação e escrita acadêmica desenvolvido ao longo do semestre.

Para Bruno Creado, a publicação também representa uma importante conquista para o corpo docente do curso: “Tenho a satisfação de informar que, com essa publicação, todos os professores do Curso de Direito passam a contar com, ao menos, uma publicação realizada no ano de 2026, atendendo ao desafio proposto por nosso Reitor. Essa conquista representa um esforço coletivo do nosso NDE e Colegiado. Nos próximos dias, trabalharemos para incluir essa publicação no Currículo Lattes de todos os docentes participantes”, enfatiza.

Mais do que um registro da produção acadêmica desenvolvida em sala de aula, o e-book evidencia o protagonismo estudantil, a dedicação dos docentes e o compromisso do UNISAL com a excelência na formação jurídica, incentivando a pesquisa e a produção científica desde os primeiros semestres da graduação.

Acesse a obra clicando aqui

Notícias
Notícias relacionadas
17/10/2024
Dom Bosco Piracicaba, ACIPI e Società Italiana participam de recepção a vice-premiê da Itália
Representantes estiveram presentes no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, para recepcionar o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, que visita o Brasil e a Argentina.
05/02/2025
Posse dos Novos Conselhos da ADMA Lorena marca celebração de fé e compromisso
Durante a celebração, membros da ADMA renovaram seu compromisso de inspirar suas atitudes na postura de Maria
14/04/2023
Instituto Dom Bosco oferece Programa jovem Aprendiz
Para se candidatar é necessário que o candidato tenha entre 16 e 23 anos