O dia 12 de junho é conhecido como Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. O tema foi amplamente trabalhado nas atividades realizadas no Centro Juvenil Dom Bosco Lapa, neste mês, com o objetivo de conscientizar alunos e familiares sobre este mal que atinge muitas crianças brasileiras e para somar forças na luta pela erradicação.
O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) trabalhou com os educandos a elaboração do símbolo da campanha: o catavento. O Cata-vento de cinco pontas, representando os cinco continentes, tornou-se ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.
Entre os dias 7 e 10 de junho, os jovens aprendizes realizaram atividades complementares que trabalharam a conscientização para a erradicação do trabalho infantil. Por meio de videoconferências on-line, debateram sobre o tema e elaboraram diversos materiais.
A luta contra o trabalho infantil também foi tema de um encontro formativo com os educadores dos serviços do Centro Juvenil. A professora Márcia Guerra, coordenadora do curso de Serviço Social da FMU, ajudou a equipe a refletir sobre o importante papel dos formadores que atuam no serviço social.
O já tradicional “Encontro Sociofamiliar” também tratou do tema, com a participação da Professora Mestre, Rosimeire Mantovan. A professora que possui experiência no serviço social, forneceu à Comunidade Educativa do Centro Juvenil elementos ricos para reflexão.
Ainda de acordo com as normas e protocolos vigentes para contenção do contágio da Covid-19, o evento aconteceu por meio de uma live em nosso canal do Youtube.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA LIVE