Entidade localizada na cidade de Campinas (SP) prepara seus educadores com assuntos necessários à atuação junto a crianças, adolescentes e jovens
Na sexta-feira, 26 de agosto, os colaboradores da Obra Social São João Bosco de Campinas (SP) participaram da formação mensal preparada para a equipe local.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes neste momento e receberam informações, direcionamentos e dicas valiosas para o trabalho realizado com as crianças, adolescentes e jovens da instituição.
O dia se iniciou com a celebração do aniversário de Dom Bosco, uma pequena homenagem aos 207 anos de nosso fundador, Pai e Mestre da Juventude. Além dos parabéns e do bolo, os colaboradores também participaram de uma Missa Solene em comemoração à data.
LEIA TAMBÉM
Artemide Zatti será proclamado santo no próximo dia 9 de outubro
A Doutora Carolina Defilippi, coordenadora do curso de direito da faculdade Unità e especialista em Educação para Nativos Digitais, abordou o tema “Como manter crianças e jovens seguros no mundo digital”. Durante sua fala, a advogada salientou a importância de conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre a utilização da internet, lembrou que a responsabilidade jurídica pelas ações de menores é de seus responsáveis, orientou os presentes a respeito do que fazer e deu dicas de como os educadores podem abordar o tema.
Na parte da tarde, Padre Edson Castilho, SDB, conversou com os colaboradores sobre a história crítica de Dom Bosco, trazendo a figura de nosso fundador de maneira humana, histórica e social. Padre Edson também lembrou que Dom Bosco era um estudioso de outros pensadores e estava sempre atento aos movimentos da sociedade e da Igreja, por isso conseguiu se adaptar tão bem às necessidades da população.
O último momento foi dedicado a uma formação de extrema importância ao trabalho diário das equipes: os primeiros socorros. Os socorristas Obadias da Silva e Cristiane da Silva, pais de um atendido da entidade, contemplaram os presentes com orientações e procedimentos necessários em situações de risco, sobretudo as que envolvem crianças. Os profissionais ensinaram os colaboradores como proceder nessas situações, como informar o socorro especializado e deram dicas de procedimentos como engasgamento, cortes e sangramentos.
Texto e Fotos: Obra Social São João Bosco