Na última semana, o ll Encontro de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), das Oficinas de Proteção de Direitos da Infância e Adolescência (OPD), das Procuradorias Salesianas e do Setor Social da Rede América Social Salesianas (RASS) foi realizado.
Neste ano, o evento trouxe como tema a “Cooperação como Fermento nas Obras Sociais Salesianas” e teve como objetivo o favorecimento de um espaço de interação e compartilhamento em torno do fortalecimento de alianças institucionais para continuar unindo esforços para atender as necessidades da população e contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas.
Divididos em dois dias, as ONGDs e as Procuradorias Salesianas compartilharam suas linhas prioritárias, os mecanismos para recorrer aos apelos e os critérios de valorização se suas solicitações. Representando a Rede Salesiana Brasil, estiveram presentes a diretora-executiva da RSB, Irmã Silvia Aparecida da Silva, e a coordenadora nacional da ação social, Carolina Neves Oliveira, além do comitê composto por coordenadores inspetoriais.
“Uma maior aproximação entre a RASS e RSB aconteceu em 2020, após incentivo do Pe. Gabriel Romero. Desde então, estamos tendo reuniões em conjunto para fortalecer a ação das duas redes. Para esse encontro, uma das tarefas era entender, enquanto país ou região, quais seriam os maiores desafios a serem enfrentados em relação à juventude e qual seria a resposta que estamos dando como Família Salesiana. O nosso Comitê Nacional da Ação Social elegeu a dificuldade de inserção da juventude no mundo do trabalho. Então, o projeto Mundo Aprendiz foi uma das estratégias adotadas pela RSB para auxiliar na construção de habilidades e competências das novas gerações para a vida”, completou Irmã Silvia Aparecida.
Informações e Imagens: Rede Salesiana Brasil